Queridos amigos fraternos.
Jesus sê conosco.
Equilíbrio em busca da paz.
Os seres humanos nas provas do dia a dia, popularmente se acostumaram a dizer que as pessoas para bem cumprirem o seu programa de vida, carecem de ter equilíbrio. Quanta verdade amigos há nesse conceito.
É óbvio que para lograrmos êxito em nos mantermos equilibrados no enfrentamento das mais diversas provas que cada novo dia nos oferece, sob diversos matizes, certamente deveremos estar na estrada reta que nos levará a paz interior.
É tudo o que deseja nossos corações, sequiosos de amor fraterno, em nome do Cristo de Deus, para bem cumprir a advertência do nosso amigo de saudosa memória, Francisco Candido Xavier ao dizer que: "O Cristo não nos pediu para escalar o Monte Everest, mas apenas que nos amemo-nos uns aos outros, como ele nos ama".
Essa é a meta amigos, a busca do equilíbrio em nome da paz interior.
No nosso caminho, há todavia, muitas pedras como enaltece o poeta Carlos Drummond de Andrade ao declamar que: "No meio do meu caminho há uma pedra. Há uma pedra no meio do meu caminho". ...
É isso amigos.
O que representa a pedra do caminho na lição do poeta pátrio. Representa as dificuldades do dia a dia, da hora a hora, as experiências que a vida vai facultar a cada um dos filhos de Deus em provas e expiações, para avaliarmos as suas condições de evolução.
Por essa razão se perde o emprego, experimenta-se ficar com pouco, muito ou nenhum recurso dos amoedados. Outros, vão aos hospitais enfrentar uma cirurgia cujo resultado é incerto ou a biopsia nos deixa em estado de alerta e preocupação.
Enquanto aguardamos o resultado dos laboratórios ou ficamos em convalescência, o senhor da vida nos dá um tempo para refletirmos sobre nossos propósitos, nossos sonhos, nossos desejos, nossos projetos de vida.
Faremos também nesse "time", uma reflexão do quanto já caminhamos até esse momento. Certamente nesse balancete da nossa existência, via de regra constatamos que recebemos tantas dádivas do Senhor do Universo que nossas queixas jamais tiveram razão de ser.
O Pai efetivamente sabe o que faz.
É o que consta da questão número 963 de "O livro dos Espíritos".
Imaginem os amigos, se a Consciência Cósmica nada deixa faltar aos pássaros do campo e aos lírios que nascem no lodo, que não trabalham e nem fiam, como ensinou o Celeste Amigo, o que será que Ele, Onisciente, Onipotente e Onipresente não será capaz de fazer por nós, seus filhos, com destino aos páramos celestiais.
É por essa razão amigos que para adquirirmos ou nos mantermos em equilíbrio, será indispensável sentirmo-nos plenos. Alegres com a vida que Deus nos concedeu. Não importa se rico ou pobre, se preto ou branco, se doutor, ou simplesmente um operário da vida.
Todos somos filhos da Providência Divina e a questão evocada sob o número 963 do livro em apreço nos garante que o Pai Celestial cuida de todos nós indistintamente.
Para sentirmo-nos plenos temos que estar estáveis, serenos, sem preocupação com o porvir. O Divino Jardineiro ensinou que para hoje basta as nossas preocupações do dia. Para que nos encontremos estáveis, será preciso estarmos alegres e não sermos inconvenientes por onde mourejamos.
Recordemos novamente o Homem de Nazaré.
Presciente que sempre foi, e sabendo adredemente que haveria de percorrer as 12 estações do calvário, que seu discípulo Pedro haveria de negá-lo por três vezes, antes que o galo cantasse, mesmo assim, bailou nas bodas de Canaã.
Então, quando estivermos numa festa, num baile, na quermesse, no trabalho onde cumprimos nossos deveres ou seio familiar, lembre-se: Esteja alegre e feliz. Diz o dito popular que para se franzir a testa se movimenta 36 músculos e para sorrir apenas 12. Então até por uma questão de economia sorria. Brinde a vida com a sua alegria.
Afinal, quantos de nossos irmãos aguardam na fila da reencarnação a bendita oportunidade de vir a esse planeta realizar suas provas e as expiações, ferramentas de crescimento para os altiplanos celestiais.
O equilíbrio impõe também o dever de sermos sinceros sem machucar ao próximo. Sempre que necessário, diga a verdade em particular, converse na intimidade. Àquele que deseja ajudar não carece de espalhar para todo mundo as imperfeições do seu próximo.
Somos também imperfeitos e estamos no mesmo trem da vida, em busca de regeneração. Ajude, todo bem que pratiques hoje, advoga a teu favor no porvir, onde quer que esteja.
No céu há um livro onde o Senhor da Vida anota todas as nossas boas ações e ao depois, pela lei da causa e efeito, seremos contemplados com as bênçãos de que fomos merecedores.
Devemos ser firmes nas idéias e não arrogantes. Quando soubermos alguma coisa, mais que nosso irmão em desaire, não o afrontemos e nem vamos diminui-lo diante da platéia da vida. Sempre existe alguem que sabe mais do que nós mesmos. Joguemos pois, fora a arrogância.
Ser humilde é condição "sine qua non" do equilíbrio.
Não confunda todavia, humildade com pobreza material. O humilde é àquele que reconhece não saber tudo e que além da vida, a vida continua. Evoco o grande filósofo ateniense Sócrates.
Certa feita um de seus discípulos foi ao templo de Delfos questionando à Divindade qual era o homem mais inteligente de toda a Grécia. Recebeu como resposta tratar-se de Sócrates. Ao questionar o filósofo sobre essa informação, o filósofo ateniense confirmou de que era verdade o que os Deuses do Olímpio lhe disseram.
Admirado o discípulo com a informação e imaginando tratar-se da arrogância do admirável pensador, recebeu o devido esclarecimento sobre o tema da admissão dessa verdade ao ouvir a lição. Sou sim. Sou o homem mais inteligente de toda a Grécia, pois sou o único que sabe que nada sabe.
Que grande lição amigos. São os vaidosos que imaginam tudo saberem. Por isso, literalmente seja humilde. A humildade não significa submissão aos caprichos de outrem. Sempre que possível seja rápido e preciso em suas conversas e considerações. Jesus de Nazaré era célere em tudo que fazia. Foi em apenas três anos de magistério público que nos legou a escritura da vida e a luz do mundo. Despreocupar-se das questões do porvir não significa ser descuidado.
Planeje tudo na vida, mas deixe o tempo chegar sem ansiedade. Há somente um tempo em que as coisas podem ser feitas. É o hoje como propõe Dalai Lama, o pensador tibetano. Pelo ontem e pelo amanhã nada poderemos fazer, mas o tempo presente é o momento de bem viver, de estudar, de planejar, de amar e de cumprir retamente nosso programa de vida.
Por essa razão: "Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver." - Dalai Lama -
Ser amoroso é estar alinhado com as propostas do Divino Jardineiro. A Lei que ele nos trouxe foi a lei de amor incondicional. Ser pacífico é também a carta de alforria do Divino Rabi da Galileia. É do seu evangelho a lição:
"Vinde a mim todos vós que estais sobrecarregados e eu vos aliviarei. Tomai sob vos o meu julgo e aprendei de mim que sou manso e pacífico e vossas almas se reconfortaram, pois meu fardo e leve e meu julgo suave".
É importante ser disciplinado. Tudo na vida exige disciplina. O mentor de nosso querido Chico Xavier, Emmanuel, bem esclareceu ao seu discípulo querido, quando interrogado qual a maneira de levar a bom termo as tarefas que lhe estavam destinadas.
Disciplina, respondeu o benfeitor da humanidade.
Chico pergunta então, qual seria a segunda coisa mais importante para se alcançar esse projeto. Nova resposta com o mesmo sentido. Disciplina. Chico imaginando que houvesse algum engano na resposta ou que isso seria fácil, propõe então qual haveria de ser a terceira questão a ser considerada para o sucesso da sua missão.
Emmanuel novamente assevera. Disciplina.
Bem se vê por essa dialética que a disciplina é o elemento chave para se obter o equilíbrio necessário à vida, ao trabalho, aos nossos compromissos e a nossa felicidade em nome da paz interior.
Com o mesmo princípio e em busca da paz interior que anelam nossos corações, sejamos flexíveis, comunicativos, resignados e corajosos pois a vida não é composta apenas de rosas.
Há também os espinhos no seu caule que nos preparam para o perfume que advirá para àqueles que saibam passar pelas provas e expiações com resignação, alegria e felicidade por ser filhos da Divindade.
Com esses sentimentos dalma, depositamos nosso ósculo em seus corações, em nome da oblata da fraternidade universal, desejando um ótimo fim de semana em nome de Jesus de Nazaré.
Do amigo fraterno de sempre.
Jaime Facioli.
Anexo do texto
EQUILÍBRIO
Para sentir-me pleno, tenho que ser estável.
Para ser estável, é necessário equilíbrio. O equilíbrio entre:
Ser alegre, e não inconveniente. Ser sincero, e não machucar.
Ser firme nas idéias, e não arrogante
Ser humilde, e não submisso.
Ser rápido, e não impreciso.
Ser contente, e não complacente.
Ser despreocupado, e não descuidado.
Ser amoroso, e não pegajoso.
Ser pacífico, e não passivo.
Ser disciplinado, e não rígido.
Ser flexível, e não frouxo.
Ser comunicativo, e não exagerado.
Ser obediente, e não cego.
Ser doce, e não melado.
Ser moldável, e não tolo.
Ser introspectivo, e não enclausurado.
Ser determinado, e não teimoso.
Ser corajoso, e não agressivo.
Em tudo, é necessário equilíbrio...
Tenham todos uma linda semana!