Queridos amigos fraternos.
Bom dia.
Jesus sê conosco.
Os desalinhos e as escolhas da vida.
Desde o alvorecer, em qualquer tarefa em que nos ativamos para bem cumprir o nosso dia de lazer, de trabalho, ou da vida do dia a dia, temos pela frente escolhas a fazer. Alguns de nós já levantamos em desalinho, nervosos e criando embaraços em tudo que vem pela sua frente.
Essa é a razão pela qual seu dia se transforma em tormento voluntário. É preciso nesses momentos em que o corpo desperta da viagem astral, procurar sintonizar o espírito imortal na confiança em Deus e através da oração, ligar nossa alma ao sentimento universal do amor.
Se porventura imagina que nada lhe dará certo, afaste essa sensação e olhe a vida que estua ao teu redor preenchendo os espaços e embelezando a bendita terra prometida. São bosques, mares, montanhas, rios, flores de mil tonalidades, pássaros, e o sol que dá um espetáculo de rara beleza todos os dias, sem se preocupar se os que recebem os seus benefícios merecem ou não as suas bênçãos.
Se teu amanhecer for obnubilar, não te sintas "velho" e "cansado" pois somos filhos de Deus. Vale a pena recordar que Moisés comandou o Êxodo aos oitenta anos e Rubinstein interpretava Chopin com uma maestria sem igual aos noventa anos.
Se a tua manhã te trás espículos da noite mal dormida, e por isso imaginas que perdestes algo, lembre-se que é impossível perder qualquer coisa, porque tudo que está a nossa disposição, nos foi dado pela Providência Divina em caráter de provisoriedade. Somos apenas depositários dos bens. Oxalá possamos ser fiéis depositários.
Por outro lado, a vida não nos tira nada, nem a juventude, nem os recursos ou qualquer que seja o objeto de nosso livre pensar. A vida não tira nada de ninguém, antes nos liberta das dores, dos sofrimentos e das provas para alçarmos vôo em direção aos páramos celestiais. "In Veritas", do útero ao túmulo, vivemos numa escola; por isso, o que rotulamos de problemas são apenas lições de vida destinadas a nossa evolução.
Nem mesmo quando se faz a grande viagem, os que ficam com a natural saudade não perdem coisa alguma, como popularmente se costuma dizer: "Perdi meu pai, minha mãe, minha companheira".
Isso não é verdade.
Ninguém perde nada, absolutamente nada.
Por essa razão a assertiva de que àquele que "morre" está apenas adiantado em relação a nós outros, porque todos iremos na mesma direção e daquele que parte na viagem de retorno, se verdadeiramente o amarmos, o melhor dele, o seu amor continuará vivo em nosso coração em nossa memória.
A humanidade sabe que não existe a morte. Trata-se apenas de uma mudança de endereço, pois do outro lado da vida nos esperam pessoas maravilhosas: Dr. Bezerra de Menezes, Gandhi, Francisco Cândido Xavier, o Arcanjo Miguel, Santo Agostinho, Madre Teresa, Joanna de Ângelis, Eurípedes Barsanulfo, nossa mãe ou pai, o marido ou a esposa, nossos avós e tantos amigos do plano espiritual cujo nome nem atinamos quem sejam.
Devemos é estarmos preparados para a grande viagem pelo amor à vida, pela benção da família, dos amigos, dos parentes e da grande oportunidade dessa reencarnação, para amarmos e sermos felizes, pois àquele que ama está preparado para o sucesso que chegará quando for a hora, porque nada acontece por acaso, mas por uma causa.
Tenha como ícone de vida o amor e então terás plenitude, e nessa plenitude tudo será possível sem esforço, porque és movido pela força natural da vida, a mesma que ergue os caídos na estrada da vida, ou que ampara os que estão no caminho reto da jornada para que os adiantados no programa de vida, auxilie aos combalidos pelos desalinhos da escolha da porta larga, como fez o Mestre Nazareno.
Lembremo-nos: "Amarás ao próximo como a ti mesmo". Reconcilia-te contigo, coloca-te frente ao espelho e pensa que esta criatura que vês, é uma obra de Deus, e decide neste exato momento ser feliz, porque a felicidade é uma aquisição. Aliás, a felicidade não é um direito, mas um dever; porque se não fores feliz, estarás levando amargura para todos os teus vizinhos.
Um único homem que não se permitiu ser feliz, mandou matar seis milhões de judeus, seus irmãos. Ora amigos, existem tantas coisas para experimentar, e a nossa passagem pela terra é tão curta, que sofrer é uma perda de tempo.
Podemos experimentar a neve no inverno e as flores na primavera, o chocolate de Perusa, a baguette francesa, os tacos mexicanos, o vinho chileno, os mares e os rios, a paixão pelo futebol, As Mil e Uma Noites, a Divina Comédia, Quixote, Pedro Páramo, os boleros de Manzanero e as poesias de Whitman; a música de Mahler, Mozart, Chopin, Beethoven; as pinturas de Caravaggio, Rembrandt, Velásquez, Picasso e Tamayo, entre tantas maravilhas.
Na desventura de prova amarga, se estás com câncer ou AIDS, podem acontecer duas coisas, e ambas serão positivas: se a doença ganha, te liberta do corpo que é cheio de processos. (tenho fome, tenho frio, tenho sono, tenho vontades, tenho razão, tenho dúvidas)...
Se tu vences a enfermidade, serás mais humilde, mais agradecido, melhor avaliará a oportunidade dessa reencarnação e por conseqüência será mais feliz, livre do enorme peso da culpa, da responsabilidade e da vaidade, disposto a viver cada instante profundamente, como deve ser vivido.
Se estás deprimido, há um lenitivo eficaz contra essa doença. Ajuda uma criança que precisa de seu apoio, oxalá, adote-á, para preencher seus dias de amor; auxilie os velhos, os asilos estão repletos de necessitados e pela lei de causa e efeito, oportune tempore, os jovens te ajudarão quando for tua vez.
É notório na liça da vida, que todo o bem que praticamos, advoga a nosso favor no porvir. Por isso, o serviço prestado é uma forma segura de ser feliz, como é gostar da natureza e cuidar dela para àqueles que virão.
Não seja miserável. Dê sem medida, e receberás sem medida. Ama até que te tornes o ser amado; mais ainda converte-te no próprio Amor. Evoco o apóstolo dos gentios em momento de êxtase:
"Já não sou eu quem vive, mas o Cristo que vive em mim."
Oh! amigos, que glória será se pudermos por essa lição em nossas vidas, isto é, deixar que nossos atos estejam sempre lastreados nas lições do Divino Rabi da Galileia. Por isso, não te deixes enganar por alguns homicidas e suicidas de plantão, em desalinho na escolha da vida.
O bem é a maioria, embora não se perceba porque é silencioso, como a lição evangélica que manda a mão direita não dizer para a esquerda o que faz de bem. Reflitamos a respeito. Uma bomba faz mais barulho do que uma carícia, porém, para cada bomba que destrói a existência, há milhões de carícias que alimentam a vida.
São toques de ternura, palavras meigas, mãos que amparam, levantam os caídos pelas estradas da vida, curam as enfermidades, aplicam passes magnéticos para restabelecer o corpo físico e o espírito. É em fim o evangelho redivivo de Cristo de Deus, luz que ilumina nossas vidas e nos conduz aos páramos celestiais.
Amigos, não se esqueçam, vale a pena amar em plenitude. Afinal de contas, o Senhor da Vida, nos envia flores a cada primavera, o sol para aquecer nosso planeta e sustentar a vida, todas as manhã. Concede-nos um amanhecer a cada novo dia para as realizações em nome do progresso que nos leve aos altiplanos celestiais. Nos oferece a noite para o repouso, para a meditação e para nos extasiarmos com as estrelas que cintilam no universo.
Toda vez que precisamos falar com Ele, Ele nos escutará. Não olvides que Ele poderia viver em qualquer lugar do Universo, mas escolheu habitar o nosso coração. Por essa razão, basta ligar o celular em nome de Jesus de Nazaré, pois ninguém vai ao Pai se não for por Ele que é o caminho a verdade e a vida e dizer como ensinou o Divino Jardineiro.
"Pai nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai as nossas ofensas, assim como nos perdoarmos àqueles que nos tem ofendido e não nos deixei cair em tentação, mas livrai-nos de todo o mal, porque vosso é o poder o reino e a gloria para sempre."
Evitemos as reclamações e os murmúrios diante das dificuldades que a vida se nos apresente. A Consciência Cósmica não nos prometeu dias sem dor, riso sem tristeza, sol sem chuva. O que é certo é que Ele prometeu força para cada dia, consolo para as lágrimas, e luz para o caminho. Assim, quando a vida nos trouxer mil razões para chorar, mostremos que temos mil e uma razões para sorrir.
Com essas reflexões, anelando que possamos indistintamente escolhermos pelo nosso livre arbítrio o caminho da bem aventurança, onde a porta estreita nos conduz ao reto procedimento de bem viver, na alegria e na certeza de que o Pai Celestial sabe o que faz e se aos pássaros do campo e aos lírios que nascem no lodo, não trabalham e nem fiam, Ele cuida, imaginem o que não fará por nós seus filhos com destino as páramos celestiais.
Ponto finalizando, espero que apreciem o PPS da lavra de Fecundo Cabral, que nos serviu de arrimo e se enterneçam com a melodia que escolhi para asserenar vossos corações enquanto interiorizam os conceitos de vida da semana. Da mesma sorte, deposito nosso beijo em seus corações, em nome da oblata da fraternidade, com votos de um excelente fim de semana em nome do Divino Jardineiro.
Do amigo fraterno de sempre.
Jaime Facioli.
anexo do texto
• Uma reflexão extraordinária escrita por
Facundo Cabral
Não estás deprimido, estás distraído …
…Distraído em relação à vida que te preenche,
Distraído em relação à vida que te rodeia,
Golfinhos, bosques, mares, montanhas, rios.
• Não caias como caiu teu irmão que sofre por um único ser humano, quando existem cinco bilhões e seiscentos milhões no mundo.
Além de tudo, não é assim tão ruim viver só.
Eu fico bem, decidindo a cada instante o que desejo fazer, e graças à solidão conheço-me… o que é fundamental para viver.
• Não faças o que fez teu pai, que se sente velho porque tem setenta anos, e esquece que Moisés comandou o Êxodo aos oitenta e Rubinstein interpretava Chopin com uma maestria sem igual aos noventa, para citar apenas dois casos conhecidos.
• Não estás deprimido, estás distraído. Por isso acreditas que perdeste algo, o que é impossível, porque tudo te foi dado. Não fizeste um só cabelo de tua cabeça, portanto não és dono de coisa alguma.
• Além disso, a vida não te tira coisas: te liberta
• de coisas… alivia-te para que possas voar mais alto, para que alcances a plenitude.
Do útero ao túmulo, vivemos numa escola; por isso, o que chamas de problemas são apenas lições.
• Não perdeste coisa alguma: Aquele que morre apenas está adiantado em relação a nós, porque todos vamos na mesma direção.
• E não esqueças, que o melhor dele, o amor, continua vivo em teu coração.
• Não existe a morte... Apenas a mudança.
E do outro lado te esperam pessoas maravilhosas: Gandhi, o Arcanjo Miguel,
Whitman, Santo Agostinho, Madre Teresa, teu avô e minha mãe, que acreditava que a pobreza está mais próxima do amor, porque o dinheiro nos distrai com coisas demais, e nos machuca, porque nos torna desconfiados.
• Faz apenas o que amas e serás feliz. Aquele que faz o que ama, está benditamente condenado ao sucesso, que chegará quando for a hora, porque o que deve ser será, e chegará de forma natural.
• Não faças coisa alguma por obrigação ou por compromisso, apenas por amor. Então terás plenitude, e nessa plenitude tudo é possível sem esforço, porque és movido pela força natural da vida, a mesma que me ergueu quando caiu o avião que levava minha mulher e minha filha; a mesma que me manteve vivo quando os médicos me deram três ou quatro meses de vida.
• Deus te tornou responsável por um ser humano, que és tu. Deves trazer felicidade e liberdade para ti mesmo. E só então poderás compartilhar a vida verdadeira com todos os outros.
• Lembra-te : "Amarás ao próximo como a ti mesmo". Reconcilia-te contigo, coloca-te frente ao espelho e pensa que esta criatura que vês, é uma obra de Deus, e decide neste exato momento ser feliz, porque a felicidade é uma aquisição.
• Deus te tornou responsável por um ser humano, que és tu. Deves trazer felicidade e liberdade para ti mesmo. E só então poderás compartilhar a vida verdadeira com todos os outros.
• Lembra-te : "Amarás ao próximo como a ti mesmo". Reconcilia-te contigo, coloca-te frente ao espelho e pensa que esta criatura que vês, é uma obra de Deus, e decide neste exato momento ser feliz, porque a felicidade é uma aquisição.
• Aliás, a felicidade não é um direito, mas um dever; porque se não fores feliz, estarás levando amargura para todos os teus vizinhos.
• Um único homem que não possuiu talento e valor para viver, mandou matar seis milhões de judeus, seus irmãos.
•
• Existem tantas coisas para experimentar, e a nossa passagem pela terra é tão curta, que sofrer é uma perda de tempo. Podemos experimentar a neve no inverno e as flores na primavera, o chocolate de Perusa, a baguette francesa, os tacos mexicanos, o vinho chileno, os mares e os rios, o futebol dos brasileiros,
• As Mil e Uma Noites, a Divina Comédia, Quixote, Pedro Páramo, os boleros de Manzanero e as poesias de Whitman; a música de Mahler, Mozart, Chopin, Beethoven; as pinturas de Caravaggio, Rembrandt, Velázquez, Picasso e Tamayo, entre tantas maravilhas.
• E se estás com câncer ou AIDS, podem acontecer duas coisas, e ambas são positivas:
se a doença ganha, te liberta do corpo que é cheio de processos (tenho fome, tenho frio, tenho sono, tenho vontades, tenho razão, tenho dúvidas)... Se tu vences, serás mais humilde, mais agradecido... portanto, facilmente feliz, livre do enorme peso da culpa, da responsabilidade e da vaidade, disposto a viver cada instante profundamente, como deve ser.
• Não estás deprimido, estás desocupado.
Ajuda a criança que precisa de ti, ajuda os velhos e os jovens te ajudarão quando for tua vez.
Aliás, o serviço prestado é uma forma segura de ser feliz, como é gostar da natureza e cuidar dela para aqueles que virão.
Dá sem medida, e receberás sem medida.
Ama até que te tornes o ser amado; mais ainda converte-te no próprio Amor.
E não te deixes enganar por alguns homicidas e suicidas.
• O bem é maioria, mas não se percebe porque é silencioso.
Uma bomba faz mais barulho que uma carícia, porém, para cada bomba que destrói há milhões de carícias que alimentam a vida. Vale a pena, não é mesmo?
Se Deus possuisse uma geladeira, teria a tua foto grudada nela. Se ele possuisse uma carteira, tua foto estaria nela. Ele te envia flores a cada primavera. Ele te envia um amanhecer a cada manhã. Cada vez que desejas falar, Ele te escuta. Ele poderia viver em qualquer ponto do Universo, mas escolheu o teu coração. Encara, amigo, Ele está louco por ti!
• Manda esta mensagem a cada “linda pessoa" que desejas abençoar.
• Deus não te prometeu dias sem dor, riso sem tristeza, sol sem chuva, porém Ele prometeu força para cada dia, consolo para as lágrimas, e luz para o caminho.
• “Quando a vida te trouxer mil razões para chorar, mostra que tens mil e uma razões para sorrir”