Queridos amigos fraternos.
Jesus sê conosco.
Confissões e lições de um autêntico cristão.
A questão nº 909 inscrita em "O Livro dos Espíritos" procura saber se o homem poderia sempre vencer suas más tendências pelos seus esforços. A resposta obtida dos espíritos venerandos é afirmativa ao dizerem "Ipsis verbis": Sim, e algumas vezes, por fracos esforços. É a vontade que lhes falta." E depois exclama: "Ah! Quão poucos dentre vós fazem esforços"!
Essa é a verdade amigos.
Todos nós, na qualidades de filhos de Deus, segundo os ditames da questão 133 do mesmo livro em apreço, guardamos em nossos corações o desejo de sermos bons, probos, decentes, honestos, fiéis aos nossos princípios religiosos, ou mais especialmente àquele sentimento de justiça que está em nossa consciência, onde a Divindade depositou a sua lei eterna e imutável, sob os auspícios da questão número 621 do mesmo "codex" em referência.
O mais agradável às nossas vidas amigos, é saber que todos nós indistintamente temos carta de alforria para alcançar esse projeto pulcro de vida e com isso asserenar nossos corações, tranqüilizar nossos espíritos, elevando nossas almas aos páramos celestiais em razão da paz que passa a fazer morada em nossos corações.
A pergunta inevitável será, qual a fórmula para se alcançar essa láurea?
Certamente será seguir os passos de Jesus de Nazaré, nosso modelo e guia, no dizer da questão 625 de "O Livro dos Espíritos", que não obstante passados mais de 2.000 anos de sua vinda física a esse planeta, dividindo a história da humanidade em antes e depois dele, suas lições ainda se faz presente em nossas vidas, oferecendo o caminho de luz e as asas da caridade para voarmos até os páramos celestiais.
Dir-se-á todavia. Mas, o Divino Jardineiro, passou por esse orbe a tanto tempo.
É verdade.
Mais do que isso.
Ele trabalhou na formação desse planeta destinado aos filhos da Divindade, para nos oferecer o lugar apropriado ao nosso crescimento e a nossa evolução espiritual, realizarmos as experiências que carecemos para o nosso progresso e nossa elevação moral, religiosa e ética.
Por essa razão, Ele é o Governador Planetário e nessa condição, sempre envia seus arautos do bem, para nos fazer recordar de suas lições.
Foi assim que 625 anos antes de sua vinda a esse orbe, Ele nos mandou, Tales de Mileto, nascido na província de Mileto, um pequeno povoado da Grécia, hoje conhecida como a Turquia, o fundador da escola Jônica e um dos sete sábios do Templo de Delfos.
Sócrates o maior dos filósofos atenienses da antiguidade, até hoje imbatível nos seus conhecimentos doutrinários, chegou carregando na consciência os conceitos da ética e da moral que deveria servir de sementeira para florescer ao tempo de Jesus de Nazaré.
Aristóteles veio em seguida como figura mais influente dos filósofos gregos, ao lado de Sócrates e Platão, que transformaram a filosofia pré-socrática, construindo um dos principais fundamentos da filosofia ocidental.
Aristóteles prestou contribuições fundamentais em diversas áreas do conhecimento humano, destacando-se na ética, política, física, metafísica, lógica, psicologia, poesia, retórica, zoologia, biologia, história natural.
Jamais o Mestre Jesus esqueceu-se de seus irmãos menores.
Com essa preocupação, depois Dele, recebemos Martin Luther King Junior, Madre Tereza, Mahatma Gandhi, Eurípedes Barsanulfo, Dr. Bezerra de Menezes, Humberto de Campos, Sidarta Gautama, Zoroastro, entre tantos outros, mantendo a chama viva de suas lições para nos servir de guia e modelo.
No nosso arraial, mais recentemente, como se a dizer que não estamos esquecidos, podemos lançar os nossos olhos para contemplar as obras beneméritas de Irmã Dulce, Divaldo Pereira Franco, Francisco Cândido Xavier, Jerônimo Mendonça, o gigante deitado, entre tantos outros que compõe os arautos do Cristo de Deus, para nos orientar na direção correta da vida.
Por essa razão, nessa semana, almejamos dessedentarmos nossa sede de conhecimento nas confissões e orientações para o bem viver de nosso querido e saudoso "Chico Xavier" quando estabelece os seguintes conceitos de vida.
"O Cristo não pediu muita coisa, não exigiu que as pessoas escalassem o Everest ou fizessem grandes sacrifícios. Ele só pediu que nos amássemos uns aos outros".
"Nenhuma atividade no bem é insignificante... As mais altas árvores são oriundas de minúsculas sementes. A repercussão da prática do bem é inimaginável".
"Para servir a Deus, ninguém necessita sair do seu próprio lugar ou reivindicar condições diferentes daquelas que possui. Os Espíritos Amigos sempre mostram disposição de nos auxiliar, mas é preciso que, pelo menos, lhes ofereçamos uma base".
"Ora, nem Jesus Cristo, quando veio à Terra, se propôs resolver o problema particular de alguém... Ele se limitou a nos ensinar o caminho, que necessitamos palmilhar por nós mesmos".
"Nunca quis mudar a religião de ninguém, porque, positivamente, não acredito que a religião a seja melhor que a religião b. Nas origens de toda religião cristã está o Pensamento de Nosso Senhor Jesus Cristo".
"Quem seguir o Evangelho"...
"Se Allan Kardec tivesse escrito que fora do Espiritismo não há salvação, eu teria ido por outro caminho. Graças a Deus ele escreveu Fora da Caridade, ou seja, fora do Amor não há salvação...”
"Devemos orar pelos políticos, pelos administradores da vida pública. A tentação do poder é muito grande. Eu não gostaria de estar no lugar de nenhum deles. A omissão de quem pode e não auxilia o povo, é comparável a um crime que se pratica contra a comunidade inteira. Tenho visto muitos espíritos dos que foram homens públicos na Terra em lastimável situação na Vida Espiritual".
“O desespero é uma doença. E um povo desesperado, lesado por dificuldades enormes, pode enlouquecer, como qualquer indivíduo. Ele pode perder o seu próprio discernimento. Isso é lamentável, mas pode-se dizer que tudo decorre da ausência de educação, principalmente de formação religiosa.”
“Sem Deus no coração, as futuras gerações colocarão em risco a Vida no planeta. Por maior seja o avanço tecnológico da Humanidade, impossível que o homem viva em paz sem que a idéia de Deus o inspire em suas decisões.”
"Devemos fazer tudo para evitar uma guerra, que viria sem dúvida, ser um atraso na marcha progressiva da Humanidade. Quando surge uma guerra de proporções maiores, quase tudo se desmantela e, praticamente, tem que ser reiniciado".
“Gente há que desencarna imaginando que as portas do Mundo Espiritual irão se lhes escancarar. Ledo engano! Ninguém quer saber o que fomos, o que possuíamos, que cargo ocupávamos no mundo; o que conta é a luz que cada um já tenha conseguido fazer brilhar em si mesmo...”
“Sem a idéia da reencarnação, sinceramente, com todo respeito às demais religiões, eu não vejo uma explicação sensata, inclusive, para a existência de Deus.”
"Uma das coisas que sempre aprendi com os Benfeitores Espirituais é não tolher o livre arbítrio de ninguém; os que viveram na minha companhia sempre tiveram a liberdade para fazer o que quiseram".
"Existem pessoas que se sentem ofendidas, magoadas por qualquer coisa: à mais leve contrariedade, se sentem humilhadas. Ora, nós não viemos a este mundo para nos banhar em águas de rosas. Somos espíritos altamente endividados dentro de nós o passado ainda fala mais alto".
"Não podemos ser tão suscetíveis assim. Agradeço todas as dificuldades que enfrentei; não fosse por elas, eu não teria saído do lugar. As facilidades nos impedem de caminhar. Mesmo as críticas nos auxiliam muito.”
"Emmanuel sempre me ensinou assim: -“Chico, se as críticas dirigidas a você são verdadeiras, não reclame; se não são, não ligue para elas...”
“Graças a Deus, não me lembro de ter revidado a menor ofensa das inúmeras que sofri, certamente objetivando, todas elas, o meu aprendizado, e não me recordo de que tenha, conscientemente, magoado a quem quer que fosse...”
“Emmanuel sempre me disse: - Chico, quando você não tiver uma palavra que auxilie, procure não abrir a boca...”
“Sabemos que precisamos de certos recursos, mas o Senhor não nos ensinou a pedir o pão, mais dois carros, mais um avião. Não precisamos de tanta coisa para colocar tanta carga em cima de nós. Podemos ser chamados hoje à Vida Espiritual. Tudo que criamos para nós, de que não temos necessidade, se transforma em angústia, em depressão".
“A doença é uma espécie de escoadouro de nossas imperfeições; inconscientemente, o espírito quer jogar para fora o que lhe seja estranho ao próprio psiquismo... Na realidade, toda doença no corpo é processo de cura para a alma...”
"Abençoemos aqueles que se preocupam conosco, que nos amam, que nos atendem as necessidades. Valorizemos o amigo que nos socorre, que se interessa por nós, que nos escreve, que nos telefona para saber como estamos indo. A amizade é uma dádiva de Deus. Mais tarde, haveremos de sentir falta daqueles que não nos deixam experimentar solidão"!
“A caridade é um exercício espiritual... Quem pratica o bem, coloca em movimento as forças da alma. Quando os espíritos nos recomendam, com insistência a prática da caridade, eles estão nos orientando no sentido de nossa própria evolução; não se trata apenas de uma indicação ética, mas de profundo significado filosófico...”
“Tudo o que pudermos fazer no bem, não devemos adiar... Carecemos somar esforços, criando, digamos, uma energia dinâmica que se anteponha às forças do mal. Ninguém tem o direito de se omitir.”
“Uma das mais belas lições que tenho aprendido com o sofrimento: Não julgar, definitivamente não julgar a quem quer que seja.”
“O exemplo é uma força que repercute, de maneira imediata, longe ou perto de nós. Não podemos nos responsabilizar pelo que os outros fazem de suas vidas; cada qual é livre para fazer o que quer de si mesmo, mas não podemos negar que nossas atitudes inspiram atitudes, seja no bem quanto no mal.”
"Sempre recebi os elogios como incentivos dos amigos para que eu venha a ser o que tenho consciência de que ainda não sou. Fico triste quando alguém me ofende, mas, com certeza, eu ficaria mais triste se fosse eu o ofensor. Magoar alguém é terrível."
“A gente deve lutar contra o comodismo e a ociosidade; caso contrário, vamos retornar ao Mundo Espiritual com enorme sensação de vazio. Dizem que eu tenho feito muito, mas, para mim, não fiz um décimo do que deveria ter feito".
“A questão mais aflitiva para o espírito no Além é a consciência do tempo perdido.”
“Confesso a vocês que não vi o tempo correr... Por mais longa nos pareça, a existência na Terra é uma experiência muito curta. A única coisa que espero depois da minha desencarnação é a possibilidade de poder continuar trabalhando.”
“Devemos aceitar a chegada da chamada morte, assim como o dia aceita a chegada da noite – tendo confiança que, em breve, de novo há de raiar o sol...” “Tudo tem seu apogeu e seu declínio... É natural que seja assim; todavia, quando tudo parece convergir para o que supomos o nada, eis que a vida ressurge, triunfante e bela!... Novas folhas, novas flores, na indefinida bênção do recomeço!...”
Textos do Livro: “O Evangelho de Chico Xavier”. Carlos A. Baccelli.
Nesse sentir amigos, anelamos que as confissões e orientações de um autêntico cristão, nos sirva de arrimo para tocarmos as nossas vidas em frente, cumprindo com o programa de nossas existências, com coragem no bom combate, na certeza de que não estamos sós.
O Pai Celestial cuida de cada um de seus filhos e nada nos deixará faltar, pois Ele veste os pássaros do campo e os lírios que nascem no lodo, quanto não fará por nós, seus filhos com destino as páramos celestiais.
Com essas considerações, segue nosso beijo em seus corações, em nome da hóstia da fraternidade universal, com votos de uma semana de muita paz em nome de Jesus de Nazaré.
Do amigo fraterno de sempre.
Jaime Facioli.
Anexo do texto
CHIICO XAVIER
Um homem que viveu como exemplo real de tudo aquilo que transmitiu em suas mensagens...
“O Cristo não pediu muita coisa, não exigiu que as pessoas escalassem o Everest ou fizessem grandes sacrifícios.
Ele só pediu que nos amássemos uns aos outros.”
“Nenhuma atividade no bem é insignificante... As mais altas árvores são oriundas de minúsculas sementes. A repercussão da prática do bem é inimaginável...
Para servir a Deus, ninguém necessita sair do seu próprio lugar ou reivindicar condições diferentes daquelas que possui.”
“Os Espíritos Amigos sempre mostram disposição de nos auxiliar, mas é preciso que, pelo menos, lhes
ofereçamos uma base...
Muitos ficam na expectativa do socorro do Alto, mas não querem nada com o esforço de renovação; querem que os espíritos se intrometam na sua vida e resolvam seus problemas...
Ora, nem Jesus Cristo, quando veio à Terra, se propôs resolver o problema particular de alguém... Ele se limitou a nos ensinar o caminho, que necessitamos palmilhar por nós mesmos.”
Nunca quis mudar a religião de ninguém, porque, positivamente, não acredito que a religião a seja melhor que a religião b... Nas origens de toda religião cristã está o Pensamento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Quem seguir o Evangelho...
Se Allan Kardec tivesse escrito que “fora do Espiritismo não há salvação”, eu teria ido por outro caminho. Graças a Deus ele escreveu “Fora da Caridade”, ou seja, fora do Amor não há salvação...”
Devemos orar pelos políticos, pelos administradores da vida pública. A tentação do poder é muito grande. Eu não gostaria de estar no lugar de nenhum deles.
A omissão de quem pode e não auxilia o povo, é comparável a um crime que se pratica contra a comunidade inteira. Tenho visto muitos espíritos dos que foram homens públicos na Terra em lastimável situação na Vida Espiritual...”
“O desespero é uma doença. E um povo desesperado,lesado por dificuldades enormes, pode enlouquecer, como qualquer indivíduo. Ele pode perder o seu próprio discernimento.
Isso é lamentável, mas pode-se dizer que tudo decorre da ausência de educação, principalmente de formação religiosa.”
“Sem Deus no coração, as futuras gerações colocarão em risco a Vida no planeta. Por maior seja o avanço tecnológico da Humanidade, impossível que o homem viva em paz sem que a idéia de Deus o inspire em suas decisões.”
Devemos fazer tudo para evitar uma guerra, que viria sem dúvida, ser um atraso na marcha progressiva da Humanidade. Quando surge uma guerra de proporções maiores, quase tudo se desmantela e, praticamente, tem que ser reiniciado....”
“Gente há que desencarna imaginando que as portas do Mundo Espiritual irão se lhes escancarar... Ledo engano!
Ninguém quer saber o que fomos, o que possuíamos, que cargo ocupávamos no mundo; o que conta é a luz que cada um já tenha conseguido fazer brilhar em si mesmo...”
“Sem a idéia da reencarnação, sinceramente, com todo respeito às demais religiões, eu não vejo uma explicação sensata, inclusive, para a existência de Deus.”
Uma das coisas que sempre aprendi com os Benfeitores Espirituais é não tolher o livre arbítrio de ninguém; os que viveram na minha companhia sempre tiveram a liberdade para fazer o que quiseram...”
Existem pessoas que se sentem ofendidas, magoadas por qualquer coisa: à mais leve contrariedade, se sentem humilhadas... Ora, nós não viemos a este mundo para nos banhar em águas de rosas...
Somos espíritos altamente endividados - dentro de nós o passado ainda fala mais alto...
Não podemos ser tão suscetíveis assim...
“Agradeço todas as dificuldades que enfrentei; não fosse por elas, eu não teria saído do lugar... As facilidades nos impedem de caminhar. Mesmo as críticas nos auxiliam muito.”
Emmanuel sempre me ensinou assim: -“Chico,se as críticas dirigidas a você são verdadeiras, não reclame; se não são, não ligue para elas...”
“Graças a Deus, não me lembro de ter revidado a menor ofensa das inúmeras que sofri, certamente objetivando, todas elas, o meu aprendizado, e não me recordo de que tenha, conscientemente, magoado a quem quer que fosse...”
“Emmanuel sempre me disse: - Chico, quando você não tiver uma palavra que auxilie, procure não abrir a boca...”
“Sabemos que precisamos de certos recursos, mas o Senhor não nos ensinou a pedir o pão, mais dois carros, mais um avião... Não precisamos de tanta coisa para colocar tanta carga em cima de nós. Podemos ser chamados hoje à Vida Espiritual...”
“Tudo que criamos para nós, de que não temos necessidade, se transforma em angústia, em depressão...”
“A doença é uma espécie de escoadouro de nossas imperfeições; inconscientemente, o espírito quer jogar para fora o que lhe seja estranho ao próprio psiquismo...”
Na realidade, toda doença no corpo é processo de cura para a alma...”
“Abençoemos aqueles que se preocupam conosco, que nos amam, que nos atendem as necessidades... Valorizemos o amigo que nos socorre, que se interessa por nós, que nos escreve, que nos telefona para saber como estamos indo... A amizade é uma dádiva de Deus
...
Mais tarde, haveremos de sentir falta daqueles que não nos deixam experimentar solidão!”
“A caridade é um exercício espiritual... Quem pratica o bem, coloca em movimento as forças da alma. Quando os espíritos nos recomendam, com insistência a prática da caridade, eles estão nos orientando no sentido de nossa própria evolução; não se trata apenas de uma indicação ética, mas de profundo significado filosófico...”
“Tudo o que pudermos fazer no bem, não devemos adiar... Carecemos somar esforços, criando, digamos, uma energia dinâmica que se anteponha às forças do mal... ....Ninguém tem o direito de se omitir”
“Uma das mais belas lições que tenho aprendido com o sofrimento: Não julgar, definitivamente não julgar a quem quer que seja.”
“O exemplo é uma força que repercute, de maneira imediata, longe ou perto de nós... Não podemos nos responsabilizar pelo que os outros fazem de suas vidas; cada qual é livre para fazer o que quer de si mesmo, mas não podemos negar que nossas atitudes inspiram atitudes, seja no bem quanto no mal.”
Sempre recebi os elogios como incentivos dos amigos para que eu venha a ser o que tenho consciência de que ainda não sou...”
Fico triste quando alguém me ofende, mas, com certeza, eu ficaria mais triste se fosse eu o ofensor...
Magoar alguém é terrível!...”
“A questão mais aflitiva para o espírito no Além é a consciência do tempo perdido.”
“Confesso a vocês que não vi o tempo correr... Por mais longa nos pareça, a existência na Terra é uma experiência muito curta. A única coisa que espero depois da minha desencarnação é a possibilidade de poder continuar trabalhando.”
“Devemos aceitar a chegada da chamada morte, assim como o dia aceita a chegada da noite – tendo confiança que, em breve,de novo há de raiar o sol...”
“Tudo tem seu apogeu e seu declínio... É natural que seja assim; todavia, quando tudo parece convergir para o que supomos o nada, eis que a vida ressurge, triunfante e bela!... Novas folhas, novas flores, na indefinida bênção do recomeço!...”
Textos do Livro: “O Evangelho de Chico Xavier” Carlos A. Baccelli