Queridos amigos fraternos.
Jesus sê conosco.
Caminhos da Vida.
Um dos questionamentos que os seres humanos, na trajetória da existência fazem, sem dúvida alguma é qual será o caminho a ser percorrido para lograrmos êxito nos nossos projetos nesse mundo de Provas e Expiações.
Asseguro amigos, que a escolha é difícil, pois há várias possibilidades, mas um só destino, mas a vida é feita de caminhos, opções, decisões, tudo sob a égide do exercício do livre arbítrio.
Existem caminhos que levam os sonhos e caminhos que trazem alegrias, tristezas, amores, esperanças. De qualquer forma, nada vem ou vai sem as opções da vida, pois as veredas existenciais, são parte integrante de nossas vidas. Quantas vezes já buscamos a estrada da vida, correndo atrás de um programa para a satisfação de nossas necessidades e não logramos êxito.
Nada obstante os insucessos ocorridos alhures e algures, nada do que aspiramos para o nosso crescimento foi em vão ou sem propósito. Sabemos de cátedra que nossos primeiros passos, depois do "gatinhar" foram treinados e aperfeiçoados para conquistar os caminhos que a jornada da vida oferece aos viajores do tempo.
Muitos de nós, não nos damos contas da benção que representa essa reencarnação e nos deixamos levar pelos caminhos da facilidade, pela porta larga da vida, e vamos entrando nos vícios do fumo, da bebida, das contendas, da "enganadinha" na esposa, desunimos a família, desarmonizamos a nossa alma e caímos em depressão.
Na recuperação dos compromissos primevos, muitos temos que caminhar e caminhar até a exaustão para alcançarmos as vitórias que nosso espírito anela com sofreguidão.
Vencer os desafios da vida, não é tarefa fácil na lida do dia, no trabalho árduo, desde o mais modesto dos varredores de rua até os mais importantes irmãos que ocupam cargos de proeminência, como Juízes, Desembargadores, Ministros, Governadores ou Presidentes. Que enorme responsabilidade têm esses irmãos em suas mãos. São depositários de bênçãos cujas contas do bom uso deverão fazer à Consciência Cósmica no porvir.
Existem outros irmãos, corajosos e valentes, prontos para resgatar os compromissos transatos, que caminham com enorme dificuldades. Alguns arrastam-se no chão, faltam-lhe as pernas, outros não têm as mãos para pegar na charrua, mas mesmo assim, cumprem com honestidade o seu programa de vida, não obstante a enorme dificuldade para chegar ao pódio.
De qualquer sorte, não importa a direção, que em nome do livre arbítrio escolhamos. Nosso destino é chegarmos ao ponto final. Deus Pai de amor, misericórdia e bondade, não faz "modelito". Ele nos fez simples e ignorantes, segundo a resposta dos imortais na questão número 133 de "O Livros dos Espíritos", mas com destino aos páramos celestiais.
Por essa razão, os filhos da Divindade foram criados para abrir os caminhos, romper as barreiras das dificuldades materiais, ganhar honestamente o pão nosso de cada dia, como propõe a oração dominical, combater com todas as forças do corpo e da alma, as doenças do corpo físico, em fim, ultrapassar os limites e as barreiras e vencer as distâncias que nos separa da dor para levar-nos ao amor do Cristo de Deus e sermos contemplados com os altiplanos celestiais.
Sem contradita, o Senhor da Vida, na sua infinita misericórdia, não nos criou para nos abandonar num deserto de incertezas, nos charcos da vida. Ao contrário, fomos criados para galgar as estrelas do firmamento.
Por essa razão a prédica de Jesus de Nazaré.
O Pai cuida dos pássaros do campo e dos lírios que não tecem e não fiam.
Imaginem amigos, o que Ele não é capaz de fazer por nós.
Impensável imaginar que Ele nos abandonaria à beira do caminho, condenando-nos a um fim sem propósitos, sem luz, nas trevas da consciência ou nos sepulcros que consomem o corpo físico.
Em verdade, Ele nos preparou um caminho que nos levará de volta para casa. Não foi por outra razão que seu filho amantíssimo, Jesus de Nazaré estabeleceu a grande verdade que ressoa na acústica de nossas almas e nas profundezas abissais de nossos espíritos e nos corações daqueles que tem fé:
“Eu Sou O caminho, A Verdade e a Vida. Àquele que me segue jamais viverá na escuridão, mas terá toda a luz do mundo”
Com fulcro nesse ideário, com profundo desejo de nossa alma, segue nossa esperança de que cada um de nós, seres personalíssimos, siga os seus caminhos, abram as portas do seu coração, vença as batalhas da vida no bom combate para ao aprimoramento de nosso espírito em busca da felicidade.
Ponto finalizando, sob os auspícios da encantadora melodia que nos acalenta a alma e pacifica nossos espíritos, recebam os amigos fraternos, nosso beijo em seus corações, com a oblata da fraternidade, com votos de um ótimo final de semana em nome de Jesus de Nazaré.
Do amigo fraterno de sempre.
Jaime Facioli