Queridos amigos fraternos.
Jesus sê conosco.
AS BÊNÇÃOS DA VIDA.
A criatura humana tendo percorrido o largo caminho de sua evolução, politeístas por natureza nos proscênios de nossa existência, adorando as inúmeras divindades, sempre rogou as bênçãos de que careciam nossas vidas, aos Deuses de nossa preferência.
A mitologia grega é rica em Divindades. Morfeu o Deus do Sono, Cronos o Deus do tempo, Thanatos o Deus da morte, Aton o Deus do Sol, figura criada por Akhenaton, faraó da 18º Dinastia Egípcia, simboliza no túnel do tempo a primeira expressão do monoteísmo que viria a ser consolidado por Moisés, o primeiro legislador da Humanidade, exercendo o Poder em nome do Pai Celestial.
Entre nós temos as figuras do Deus da chuva, do mar, simbolizado na figura de Yemanjá, do fogo (chamado pelos silvícolas como anhanguera, diabo velho).
Todas as Divindades, figuras do misticismo ou da mitologia, para nós sempre representou o Poder para onde devemos dirigir nossos pleitos, nossos requerimentos, nossos pedidos de proteção ou de ajuda para a solução de nossas dificuldades.
Com a vinda do Divino Rabi da Galileia a esse Orbe para nos servir de modelo e guia segundo os auspícios da questão número 623 de “O Livro dos Espíritos”, selou-se em definitivo o monoteísmo. Por essa razão Ele nos ensinou a chamá-lo de Pai Celestial.
É a figura de melhor compreensão às nossas mentes em evolução, saindo do estado de primariedade para começar a compreender a vida e a proteção que recebemos constantemente do Senhor do Universo como benção para ao nosso crescimento em direção as estrelas.
Nos dias atuais não é diferente. Todos os filhos de Deus carecem de sua proteção, do seu apoio, do seu amor incondicional pelas suas criaturas. Não por outra razão, o emérito professor Hippolyte Léon Denizard Rivail, na questão 963 de “O Livro dos Espiritos” questiona o espirito da verdade, “in verbis”:
Pergunta: “Deus se ocupa pessoalmente de cada homem? Ele não é muito grande e nós muito pequenos para que cada indivíduo em particular tenha alguma importanfia aos seus olhos?”
Resposta: “- Deus se ocupa de todos os seres que criou, por menores que sejam: nada é muito pequeno para a sua bondade”
Sob esse díptico, sabemos hoje no monoteísmo que Akhenaton, não é o representante da Divindade e que Moisés, apesar de sua importância na história e nos caminhos da fé e da religiosidade, ele não é o caminho para se chegar ao Pai, mas o Divino Jardineiro, como Ele mesmo nos asseverou:
“Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai se não for por mim”.
Nesse sentir, óbvio que o Homem de Nazaré pode delegar funções para o desenvolvimento das tarefas para o atendimento de nossos pleitos que não são poucos, diga-se “an passat”, para atender a todas as nossas necessidades e pedidos de todo jaez.
Concebe-se assim, em nosso livre pensar, uma visita aos esplendores celestes, em desdobramento quando nos entregamos ao repouso e nossa alma se emancipa de sorte a nos encontrarmos no Céu. Lá um anjo nos mostrará as diversas áreas de trabalho, cientes de que no plano espiritual não se fica ocioso.
Nosso anjo-guia nos mostrará o departamento da Recepção, esclarecendo que ali são recebidas as orações com petições enviadas ao Senhor da Vida.
Nessa oportunidade constataremos a presença de muitos anjos organizando pedidos e bilhetes escritos por pessoas de todo o mundo. Na seção de embalagens e entrega, constaremos que as graças e bênçãos solicitadas são processadas e entregues às pessoas que as pediram, nos dirá o anjo anfitrião.
Nesse setor todos estão muito ocupados, trabalhando intensamente, em razão da quantidade de bênçãos solicitadas que devem ser enviadas.
Ao depois, o anjo mestre de cerimônia nos conduz a uma pequena área, onde para nossa surpresa, havia só um anjo sentado e sem nenhuma atividade. Trata-se da Seção de Reconhecimento, informa o nosso anjo condutor, que vendo-nos perplexos e embaraçado diante da ausência de trabalho naquele setor, esclarece calmamente a nossa curiosidade dizendo num suspiro:
- É tão triste.
As pessoas recebem as bênçãos que pedem. É verdade que nem sempre na forma que solicitam, mas sempre as que realmente necessitam para o seu progresso.
O que é certo é que todos os pedidos são atendidos. Porem nem todos que receberem os benefícios de suas solicitações endereçadas ao Sentimento Divino, poucos confirmam o recebimento de seu pedido. Por esse motivo, a ausência de atividade nesse departamento que comporta a presença de apenas um anjo.
Nessa altura espicaçado pela curiosidade perguntamos: - E como se confirma o recebimento das bênçãos de Deus? Nosso anjo benfeitor responde: Simples. Basta dizer, Grato Senhor.
Diante da boa vontade de nosso interlocutor, prosseguimos nos questionamentos: - E quais bênçãos devem ser reconhecidas? A resposta tem o seguinte caráter.
- Se tens alimento em sua geladeira, roupas nas suas costas, um teto sobre sua cabeça e um lugar para dormir, você é mais rico que 75% dos moradores deste mundo.
- Se tens dinheiro no banco, em sua carteira, na conta de poupança e algumas moedas sobrando em casa, você está entre os 8% mais bem sucedidos do mundo;
Se tiveres teu próprio computador, você é parte do 1% do mundo que tem essa oportunidade;
Se você acordou hoje de manhã com mais saúde que doença és mais abençoado que os muitos que nem sequer sobreviverão a este dia;
Se nunca experimentaste o temor da batalha, a solidão da prisão, a agonia da tortura, nem as dores de sofrimento de fome, certamente estás à frente de 700 milhões de pessoas no mundo;
Se puderes ir ao Centro Espírita, uma igreja, Mesquita ou Sinagoga, sem o temor de apanhar, ser preso, torturado, és abençoado e invejado por mais de três bilhões de pessoas, que não podem reunir-se com outros de sua fé;
Se teus pais estão vivos e casados, é motivo de alegria ter uma familia; Se podes manter a cabeça erguida cumprindo retarmente seus deveres, sorria, és um exemplo a tantos que estão em dúvida e em desespero.
Ao ler esta mensagem, recebeste uma bênção dobrada, alguém pensou em ti, como um ser muito especial, é seu irmão e amigo e és mais abençoado que dois bilhões de pessoas no mundo que absolutamente não sabem ler.
O que se podes e deve fazer diante dessa realidade?
Mandar uma carta de agradecimento ao Departamento de Reconhecimento Divino com uma mensagem de gratidão de seu coração dizendo pela força do seu pensamento:
Oh! Pai de amor, de infinita misericórdia, eu te agradeço pela família, pela saúde do corpo físico e a casa mental lúcida, pela casa de morada, pelos amigos, pelas dificuldades que nos faz crescer, pela chuva, pelas estrelas, por essa reencarnação, bela, colorida e consentida.
Com essas reflexões recebam os amigos as bênçãos do Pai Celestial que nos faculta a amizade lhanoza de irmãos da grande família universal, podendo dividir a alegria de nossa comunicação como pétalas do amor do Cristo de Deus, luz do mundo e caminho para os altiplanos celestiais.
Ponto finalizando, recebam nosso ósculo depositado em seus corações, com a oblata da fraternidade universal e votos de um ótimo final de semana em nome de Jesus de Nazaré.
Do amigo fraterno de sempre.
Jaime Facioli