Queridos amigos fraternos.
Jesus sê conosco.
PROCEDIMENTOS PARA FLORIR O SEU DIA.
Historicamente os filhos de Deus têm, desde os procênios da humanidade, feito a viagem pessoal pelo planeta de provas e expiações com esforço inaudito, objetivando que os seus dias possam florir os seus caminhos. Oh! Meu Deus, quem não deseja logo ao alvorecer, despertar-se do sono restaurador do corpo físico, despedindo-se de Morfeu, sentido o aroma das flores para que o seu dia possa quiçá ser perfumado com a essência do Divino Jardineiro, a essência de Nardo?
Estamos convictos de que todos os filhos da Consciência Cósmica anelam nas profundezas abissais de seu espírito florir todos os dias de suas vidas. Não se olvide, entretanto, que as rosas são precedidas dos acúleos naturais antes de se haurir o seu delicioso perfume.
Não por outra razão, as criaturas pessimistas choram por saberem que as rosas têm espinhos e os otimistas gargalham de alegria, conscientes de que as rosas guardam aos filhos da Providência Divina que cultivam o jardim da vida, o suave perfume dessa reencarnação bela, colorida e consentida.
Se todo caminho apresenta o grau de dificuldade que lhe é peculiar, para florir o seu dia a dia, nada mais justo do que precaver-se tomando algumas providências que o fará ao fim da jornada um vencedor. O Evangelho do Cristo de Deus oferece o roteiro seguro para que nosso jardim floresça sempre belo e colorido, segundo os ditames do Divino Jardineiro.
Em João 16:20, encontramos uma pérola preciosa quando declara "que a vossa tristeza se tornará em alegria". Sob esse díptico, um olhar agressivo tornar-se-á um gesto intempestivo. Sempre que usar uma palavra contundente, o som produzido será irônico.
A censura pertinaz faz a conversa perder a sua leveza e invadir a área da leviandade. A indiferença gera o descaso, enquanto o reproche produz a desatenção, magoa e fere a outrem. Quando nos encontramos de mau humor geramos em nossa usina de forças em seu derredor penosas ocorrências que nos tornam antipáticos.
Nesse sentir, os procedimentos indicados para florir o dia a dia e hora a hora, invariavelmente, embora contrafeito interiormente não se permita esparzir mau-humor. Jamais se esqueça que àquele que você desconsidera, quiçá defrontará amanhã em posição diferente, quando alguma necessidade estiver a visitar-lhe a vida.
Provavelmente será ele que lhe prestará o socorro quando tudo parecer perdido. O Senhor da vida tem métodos para auxiliar seus filhos na caminhada da vida, que não imagina nosso livre pensar. Por isso, jamais utilize de técnicas que produzem animosidade. Sempre, incondicionalmente, embora sofrido e triste, faça amigos, plantando almas para o seu jardim de bênçãos e as alegrias futuras. Já se conhece o provérbio popular estabelecendo que todo bem que fazemos aqui, torna-se um rosário de bênçãos acolá.
A propósito da nossa reflexão, permitam-me sedimentar nossos pensamentos em fato pitoresco e absolutamente autêntico vivido por uma pessoa serena diante das flores e dos espinhos apresentados pela vida no dia a dia para perfumar nossa existência, não permitindo que nada e ninguém estraguem o seu dia.
Conta-se que o colunista Sydney Harris acompanhava um amigo à banca de jornal. O amigo cumprimentou o jornaleiro amavelmente, mas como retorno recebeu um tratamento rude e grosseiro. Pegando o jornal que foi atirado em sua direção, o amigo de Sydney sorriu atenciosamente e desejou ao jornaleiro um bom final de semana.
Quando os dois amigos desciam pela rua, o colunista perguntou:
- Ele sempre te trata com tanta grosseria?
- Sim, infelizmente é sempre assim. - E você é sempre tão atencioso e amável com ele? - Sim, sou. - Por que você é tão educado, já que ele é tão rude com você?
- Porque não quero que ele decida como eu devo agir. Nós Devemos dominar nosso próprio "EU"; quem consegue dominar a si mesmo, se torna um grande vencedor.
Por essa razão amigos, não devemos nos curvar diante de qualquer vento que sopra, nem estar à mercê do mau humor, da mesquinharia, da impaciência e da raiva dos outros. Ao contrário, devemos ter em mente a lição de João 16:20 "que a vossa tristeza se tornará em alegria".
Sabendo que não são os ambientes que nos transformam, e sim nós que transformamos os ambientes. NINGUÉM PODE ESTRAGAR O SEU DIA, A MENOS QUE VOCÊ PERMITA.
Evocamos para ponto finalizar nossas reflexões sobre os procedimentos para florir nosso dia, as memoráveis lições de ANDRÉ LUIZ / CHICO XAVIER.
A sua irritação não solucionará problema algum. - As suas contrariedades não alteram a natureza das coisas. - Os seus desapontamentos não fazem o trabalho que só o tempo conseguirá realizar.
O seu mau humor não modifica a vida. - A sua dor não impedirá que o sol brilhe amanhã sobre os bons e os maus.- A sua tristeza não iluminará os caminhos.
O seu desânimo não edificará a ninguém. As suas lágrimas não substituem o suor que você deve verter em benefício de sua própria felicidade.
As suas reclamações, ainda mesmo afetivas, jamais acrescentarão nos outros um só grama de simpatia por você. - Não estrague o seu dia. Aprenda, com a Sabedoria Divina, a desculpar infinitamente, construindo e reconstruindo sempre para o infinito Bem.
Com esses sentimentos dalma segue nosso ósculo depositado em seus corações, com a oblata da fraternidade universal, anelando tenham todos um ótimo fim de semana e que a paz do Divino Galileu esteja em nossos corações agora e para toda a eternidade.
Do amigo fraterno de sempre.
Jaime Facioli.