Queridos amigos fraternos.
Jesus sê conosco.
A VIDA BELA, COLORIDA E CONSENTIDA.
A vida oferece aos candidatos à felicidade, momentos de grandes emoções. São os problemas do dia a dia e da hora a hora que enfrentamos no bom combate. Alguns deles nos estiolam de tal maneira que imaginamos não haver mais solução e que tudo está perdido.
Chegamos a blasfemar, dizendo: Oh! Deus, porque tudo acontece comigo? Quando não, acusamos a Divindade das nossas desventuras, esquecendo-nos de que tudo tem um propósito na nossa existência e que o Senhor da vida cuida de todos nós, por mais insignificantes ou de infinitas grandes proporções que possam ser os desideratos enfrentados com coragem no combate pelo nosso aprendizado da vida.
É o que, a propósito, se lê na questão 963 de “O Livro dos Espíritos”, no Capítulo II do codex em apreço ao tratar das penas e gozos futuros, quando preclaro Allan Kardec indaga da veneranda entidade:
– “Deus se ocupa pessoalmente de cada homem? Ele não é muito grande e nós muito pequenos para que cada indivíduo em particular tenha alguma importância aos seus olhos?" – “Deus se ocupa de todos os seres que criou, por menores que sejam; nada é muito pequeno para a sua bondade”.
Nesse sentir, o fogão sem lume, a partida de seres queridos, os crimes contra o patrimônio ou a vida, sequestros, mortes prematuras, perda de emprego, doenças que entibiam os mais puros sentimentos d’alma, catástrofes, tudo amigos, mais tudo mesmo está sob o absoluto controle do Senhor do Universo e sempre tem um propósito.
Nada está perdido. Tenhamos bom ânimo, propunha o homem de Nazaré. Cabe recordar o Divino Jardineiro em sua tertúlia, segundo São Mateus, cap. XI v, 28/30:
“Vinde a mim, todos vós que sofreis e estais sobrecarregados e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós, e aprendei de mim que sou brando e humilde de coração, e encontrareis o repousa de vossas almas; porque meu jugo é suave e meu fardo é leve”.
Confiantes em Deus nosso Pai Celestial e convicto de que há momentos na vida em que sentimos muito a falta de uma pessoa, gostaríamos que ela saísse de nossos sonhos para apertá-la fortemente em nossos abraços físicos.
Da mesma sorte, quando a porta da felicidade parece se fechar pelas cizânias da vida, não nos esqueçamos que outra porta, quiçá bem maior, se abre para os nossos projetos. É a sabedoria popular que ensina: “Deus antes de fechar uma janela, abriu duas para podemos ver as belezas da natureza.”
Por essa razão, não devemos confiar nas aparências; elas são frequentemente enganosas. Damos
valor às riquezas de todos os gêneros, mas olvidamos que um dia as riquezas materiais perderão o sentido e somente permanecerão os bens que pudemos carregar no coração. Não há dúvida de que a caridade, o perdão, a indulgência, a mansuetude, a piedade, são virtudes que devemos carregar em nossas almas, pois o homem quando nasce pode ser filho de pessoas notáveis, mas ao partir, serão sempre filhos de suas obras.
Quem teriam sido os pais de Mohandas Karamchand Gandhi? Quem sabe de Sócrates, Platão e tantos outros luminares da história da humanidade. À primeira vista, desconhece-se, mas bem se conhece os mencionados filósofos pelas suas obras.
Dê, pois o valor que o dinheiro merece, não mais porque o lugar onde as traças não corroem e os ladrões não roubam é o coração, razão porque o Celeste amigo exortou, bem aventurados os puros de coração.
Faça rir seu coração. Sonhe o que você desejar sonhar. Viva mil venturas por essa viagem abençoada pelo Planeta Terra edificado inteiramernte para nós, filhos de Deus, mas não se permita descuidar das leis da Providência Divina.
Os afortunados não têm forçosamente o melhor do melhor. Eles procuram, simplesmente, o melhor do que encontram em seu caminho. O futuro mais belo dependerá de ver no passado as lições que nos darão segurança no presente, com os anelos firmes de um porvir melhor.
É incontestável que não poderemos seguir adiante na vida enquanto não tivermos superado os erros do passado, eis uma das razões da rencarnação, oferecida pela misericórdia do Pai, sob a forma de uma nova chance para que o nosso coração encontre a paz.
Por esse motivo quando você é criança e chora, todos ao redor sorriem, sabendo das novas oportunidades que vida esta ofertando para o seu crescimento e elevação espiritual.
Viva a vida plenamente, finalize o que começou de maneira a sempre sorrir. Recorde dos que marcaram a sua vida, pais que o receberam com carinho, aqueles que o fizeram rir quando você, realmente, precisava.
Daqueles que lhe mostraram as coisas positivas, quando você atingia o fundo do poço. Aos seus amigos. Não perca a oportunidade de iluminar o dia de uma pessoa, máxime os que estão perto de você. Diga-lhes que você os ama e deseja que sua amizade dure por toda a eternidade.
Com esses sentimentos dalma, segue nosso ósculo depositado em seus corações em nome da oblata da fraternidade, anelando que tenham todos um ótimo fim de semana em nome de Jesus de Nazaré.
Do amigo fraterno de sempre.
Jaime Facioli