Queridos amigos fraternos.
Jesus sê conosco.
AS ESPERANÇAS DO ANO NOVO E A EVOLUÇÃO ESPIRITUAL.
Todos os filhos de Deus, no alvorecer de um ano novo, fazem a revisão de seus projetos, suas condutas, suas esperanças e deixam antever no balanço do ano que se despede de nosso presente para se tornar passado, as dores, os sofrimentos, alegrias e tristezas. A esses acontecimentos transatos os profitentes da doutrina rediviva do Divino Galileu dão o nome de provas e expiações.
Nessa ensanchas não há coração que resista realizar novos projetos, construir sonhos, ver a nova casa terminada, o trabalho coroado de êxito, a família vivendo em plena harmonia, enfim, muito dinheiro no bolso, saúde para dar e vender como propõe a melodia de ano novo.
Tudo isso obviamente será possível, pois o Senhor da Vida nutre pelos seus filhos imenso Amor e o que pedires em nome de seu filho amantíssimo será atendido segundo dispõe o capítulo XXVII de “O Evangelho Segundo o Espiritismo” ao estabelecer sob a rubrica do Pedi e Obtereis. Da mesma sorte, no mesmo capítulo do codex, recomenda Buscai e Achareis.
Nesse sentir, a exortação do “Batei a e porta se vos abrirá e Pedi e obtereis”. Sem contradita, todos os nossos desejos têm um preço e as esperanças do ano que se inicia cheio de amor, também carece do elixir da evolução espiritual para que, sejamos bem sucedidos em nossa programação para o ano menino, que nasce repleto de oportunidades para os filhos de Deus.
Por essa razão adotar alguns procedimentos no ano menino que se inicia como renovação das esperanças para gáudio dos filhos da Providência Divina para alcançar as benesses desejadas com sofreguidão pelos nossos corações será de bom alvitre.
Não se esquecer que não existe religião superior à verdade e a incessante busca espiritual precisa ser aperfeiçoada, para jamais ceder espaço a ignorância, o mal que assola a humanidade, razão do espiritismo exortar como um dos seus postulados os estudos.
Não olvidar de que nossa consciência é imortal, e quando o corpo físico vir a óbito, a consciência como energia jamais se perde.
Assim, a busca incansável da verdade é acessível à qualquer pessoa. Não requer grau de iniciação ou participação como membro de qualquer grupo específico, adepto de uma ou outra filosofia, fraternidade e muito menos como pensam os desavisados, ser integrante de uma sociedade secreta.
Em verdade, trata-se de um caminho para qualquer um que deseje abrir seu coração para o movimento evolutivo e incessante do universo, pois no universo tudo é cíclico e a compreensão desse fator tornará o estudioso mais feliz.
No cemitério do "Pere-Lachaise" em Paris, no túmulo frio que guarda o corpo do ínclito codificador está grafado para a posteridade o epitáfio “Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre. Tal é a Lei”.
Com fulcro nessas verdades objetivas, existe tempo para tudo e o momento certo de cada coisa, obedecendo ao comando universal do vai e vem, nasce e morre, levanta e cai, clareia e escurece, esquenta e esfria, cuja compreensão das leis naturais, tornam as pessoas mais sábias e felizes.
Em outra retórica, para toda ação há uma reação, razão porque, ninguém absolutamente ninguém é vítima de nada, pois sempre estamos colhendo no presente o resultado do que plantamos no passado. Sedimentando esse pensamento, o Evangelho dirá que a cada um será dado conforme suas obras.
O pensamento é o criador ou mesmo o elemento que transforma a realidade dos filhos da Consciência Cósmica. Vale dizer, que os pensamentos são os responsáveis pelos estados de espírito e, se soubermos moldá-lo positivamente, também iremos moldar um futuro positivo tornando nossos sonhos e nossos desejos em realidades.
As pessoas mais sábias que existem ao nosso redor podem nos ajudar a compreender melhor os nossos papéis, no entanto jamais executá-los por nós. Quando irradiamos uma intenção positiva, conscientemente podemos influenciar multidões a agirem da mesma forma. Agindo assim, passamos a ser colaboradores de Deus no processo evolutivo.
Todo pensamento, emoção e sentimento geram energia. A questão de a polaridade ser positiva ou negativa é escolha de cada um. A busca diária e consciente por um estado de espírito elevado é um dos pontos importantes desse processo cuja disciplina e dedicação é indispensável.
Desenvolver a espiritualidade é assumir e cumprir compromissos com a nossa própria essência. Se você não encontrar tempo para sua evolução, inegavelmente vai se tornar solo fértil para desequilíbrios de qualquer ordem por simples negligência;
Somos Deus em essência, dirá o apóstolo João. Quer dizer que temos a capacidade de vibrar, gerar e emanar as bênçãos que Ele nos concede.
Não precisamos só da religião para nos espiritualizar. A consciência é o nosso guia. Na verdade, importa é viver de acordo com princípios divinos do amor, sublime amor.
O respeito ao nível evolutivo de cada um é tão importante quanto à procura constante. As religiões mais antigas e de certa forma ortodoxas podem ser úteis às pessoas que não estão prontas a busca da espiritualidade na palavra do Divino Jardineiro: Amar o próximo como a ti mesmo.
A busca pelo desenvolvimento da espiritualidade nunca termina. Pelo amor ou pela dor, um dia, em algum momento, você vai se render à necessidade de encontrá-la. Comece o quanto antes, isso facilita as coisas e torna a vida mais prazerosa.
Orai e vigiai é um dos instrumentos mais importantes nessa jornada. Manifesta a necessidade de zelar pela energia que produzimos por nossos pensamentos. A consciência é força poderosa que geramos para o universo e para nós mesmos.
Assim, poderá aproximar acontecimentos na mesma frequência. Somos eternos responsáveis. "Não faça para o seu próximo aquilo que não quer que lhe façam. As respostas aos nossos anseios estão dentro de nós mesmos. Precisamos aprender a buscar no nosso interior, evitando a procura desenfreada e iludida por soluções e respostas no mundo externo.
O livre-arbítrio é uma ferramenta que pode e deve ser utilizada com sabedoria. A liberdade existe, a reação também, pense sempre que todos os atos geram consequências. Atos positivos, consequências também positivas. O Universo obedece à mesma lei.
Aprenda definitivamente a aproveitar todas as dicas que surgem através das pessoas, situações e acontecimentos que soam como coincidências. Essas não existem. O que há é uma energia de sincronicidade que faz as coisas parecerem meras coincidências. No dizer de Joanna de Ângelis, as coincidências são formas do Criador falar com suas criaturas.
Você tem uma missão a ser realizada nessa existência e precisa se alinhar a ela. Não dá para achar que o nosso único propósito aqui na Terra é apenas trabalhar, sobreviver e pagar as contas. Temos que evoluir e isso significa muito mais do que defender apenas os interesses do mundo material.
Milagre é a sua capacidade de transformar problemas e oportunidades de evolução em crescimento espiritual. A gratidão e a meditação são exercícios diários para manter qualquer pessoa em contato direto com os planos superiores e os melhores níveis de vibração. Se você não aprender a ser grato pelo que tem, jamais vai conseguir conquistar sucesso, paz e saúde.
O apego e o materialismo excessivo escravizam, pois tornam as pessoas dependentes umas das outras e de coisas materiais. Não há problema algum em ganhar dinheiro. Todavia, jamais construir sua felicidade sobre o seu próximo. Indispensável proceder de forma idônea e ética.
O dinheiro não é mau nem bom. Depende do uso que dele se faça. Votos de pobreza na maioria dos casos, no que tange a realidade atual, só pioram as coisas. O dinheiro constrói hospitais, creches, incentivam as pesquisas, orfanatos, descobertas de vacinas. Seja sensato, não se auto penalize, dinheiro não é sujo e ser rico não é pecado, desde que você torne a riqueza também um estado de espírito.
Seu corpo físico não é tudo! Somos constituídos de uma essência transcendental a essa casca densa. Não deixe de cuidar com carinho e atenção do seu corpo, mas ele é apenas um dos pés de uma cadeira.
Nossa meta maior aqui na Terra é a evolução constante, que implica em purificação das características de inferioridades da nossa personalidade e na harmonização dos conflitos com outras pessoas.
Não confunda consciência espiritual com nível cultural, condições financeiras ou hierarquia social. Quantos não sabem nem ler, mas são Doutores na arte de compreender Deus.
Com esses sentimentos d’alma, segue nosso ósculo depositado em seus corações com a oblata da fraternidade, desejando votos de um feliz ano novo na verdadeira vida, a vida além da vida em nome do Divino Galileu.
Do amigo fraterno de sempre.
Jaime Facioli.