CORAÇÃO DE OURO.
Quando nos deparamos com atitudes que engrandecem o ser humano em direção a sua jornada existencial, entramos em êxtase e anelamos atingir a mesma meta alcançada por aqueles que se esforçam para terem puro o coração.
Não sabendo bem como definir esse estágio da alma em direção às estrelas, resolvemo-nos por nominar de "coração de ouro", o nosso sentimento dalma, como forma de colocar a atitude pulcra desses nossos irmãos, no topo da pirâmide da vida, ou nos páramos celestiais onde repousam os mais puros sentimentos de nossas almas.
Na historiografia mundial, há registros dos mais comoventes nesse sentido. Mahatma Gandhi, levou à Índia a libertação do jugo da Inglaterra sem derramar uma só gota de sangue. Sua revolução foi pacífica. Transformou o mundo com o seu exemplo.
O pastor negro Martin Luther King Junior, teve um sonho de que um dia a humanidade pudesse tratar-se fraternalmente, abolisse a segregação racial, que o nosso orbe se tornasse um lugar pacífico. Martinho Lutero promoveu a revolução dos ideais, para abolição dos pagamentos das indulgências entre outras reformas que a humanidade necessitava no campo religioso.
O Dr. Bezerra de Menezes se notabilizou como o médico dos pobres, atendendo aos aflitos e desesperados sem nada cobrar. Em verdade, depois das consultas que oferecia sem ônus aos necessitados, muitas vezes comprou também o medicamento e entregou aos aflitos. Francisco Cândido Xavier, o arauto de Jesus, atendeu a todos que o procuraram e deu lições de vida que jamais se apagarão de nossas existências.
Seu exemplo foi de humildade, trabalho incansável na seara do Cristo de Deus, por quase um centenário, sempre resignado com as inúmeras dificuldades que experimentou, e sem nada reclamar, bem cumpriu a sua missão.
Em nome de Deus, deixou-nos um legado de mais de 400 obras, escritas pelas suas mãos abençoadas, trazendo dos Esplendores Celestes, as lições que constituíram arrimo para a nossa jornada de vida.
Coração de Ouro, tratamento de que se utilizam os que se esforçam para terem puro o coração, pode simbolizar esses espíritos de escol, porque muitos procuram a fama, o sucesso, as vantagens da vida fácil, e se esquecem de que pode ser viável o procedimento em nome de nosso progresso pessoal e familiar, desde que, não nos esqueçamos do nosso próximo.
Angelina Jolie surpreende a todos como mulher, vencedora na vida, no corpo e na alma, conseguindo conciliar a sua fama, a sua notoriedade, e o seu trabalho, sem perder de vista o propósito nobre de sua existência.
É
ela amigos, como propõe a 1ª parte, capítulo III, item 6 do Livro "O céu e o Inferno" que merece a consideração de espírito consciente, criado através dos milênios, nos domínios inferiores da natureza, para chegar à condição de humanidade, depois de haver pagado os tributos que a evolução reclama de todos nós.
Assim, estabeleceu essa mulher notável pelo seu livre arbítrio a posição para sua alma, considerando que cada ser humano em evolução deve a si mesmo a situação em que se coloca diante da prova que carece realizar em nome do amor do Cristo de Deus.
Parafraseando esse livro indescritível do Pentateuco, e na palavra e conceitos do Espírito de Escol Emmanoel com psicografia de Francisco Candido Xavier, em "Justiça Divina" se colher no pomar da vida os nobres conceitos:
“Possuis o que deste. Granjearas o que vens dando. Conheces o que aprendeste. Saberás o que estudas. Encontrastes o que buscavas. És hoje o que fizeste contigo ontem. Serás amanhã o que fazes contigo hoje. Chegamos, no dia claro da razão, simples e ignorantes diante do aprimoramento e do progresso, mas com a liberdade interior de escolher o próprio caminho”.
Todos temos, na vontade a alavanca da vida, com infinitas possibilidades de mentalizar e realizar. O Governo do Universo é a Justiça que define, em toda parte, a responsabilize de cada um. O sustento do Universo é o trabalho que situa cada inteligência no lugar que lhe compete.
O criador concede às criaturas no espaço e no tempo, as experiências que desejam, para que se ajustem, por fim às leis de bondade e equilíbrio que O manifestam. Eis porque, permanecer na sombra ou na luz, na dor, ou na alegria, no mal ou no bem, é ação espiritual que depende de nós.
É assim amigos, que Angelina, cuja tradução de seu nome significa pequeno anjo, traz em sua alma, a marca da sua evolução. Finalmente anelamos a claridade do amor Supremo, iluminando-nos na oração de Emmanuel que nos convida:
"Antes de pedir pão à Providência Divina, não menosprezes o esforço por obtê-lo. Antes de rogar a paz em teu benefício, não olvides a consciência reta, para que a tranquilidade não te abandone. É preciso lembrar que as súplicas humanas não devem estorvar as concessões Divinas. Sendo a Terra nossa escola multimilenária, cada aprendiz, dentro dela, recolhe a lição que lhe cabe.
É por isso que vemos, a cada passo, dificuldades materiais que preservam a integridade do espírito, moléstias que funcionam por mazelas do corpo, em favor da higiene da alma e inibições físicas que asseguram a defesa do coração contra a descida ao despenhadeiro. Aprendamos a ver nos infortúnios de agora os elementos vivos que nos garantirão a felicidade depois.
C
ampo a dentro do Espiritismo com Jesus, não podemos abraçar na prece a válvula de escape injusto. Sabemos que a Ordem Universal não nos perde de vista e que todos recebemos hoje de acordo com as nossas obras de ontem.
Assim sendo, mantenhamos a oração como escada de luz, no intercâmbio com o plano Superior, à procura da inspiração Divina, de modo a sermos mais úteis ao próximo e mais conscientes em nós mesmos.
E, não desconhecendo a nossa obrigação de aprender e servir, infatigavelmente, peçamos ao Senhor não para que a nossa cruz se desfaça antes do momento oportuno, mas que se nos amplifique a resistência nos ombros a fim de que a suportemos com a dignidade devida.
Valiosa é a prece que transforma situações e paisagens exteriores, embora muitas vezes nos aumente os compromissos; entretanto, é imperioso não esquecer, que a oração mais sublime é aquela que nos renova por dentro, ajudando-nos a crescer mentalmente para discernirmos com segurança e amparando-nos a visão íntima para que estejamos, cada dia, não na pauta de nossos próprios desejos, mas segurando a vontade sábia e misericordiosa de Deus".
Envolvidos nesses sentimentos pulcros, rendemos nossas homenagens a embaixadora da boa vontade, assim considerada pela ONU, como cidadã do mundo, Angelina Jolie, o pequeno anjo, a quem temos convicção os amigos também se enternecerão até as lagrimas, ao melhor conhecer seu caráter, realidade existencial na qual se sobressai com o seu coração de ouro.
Ponto finalizando, segue nosso abraço, com nosso ósculo em seus corações em nome da oblata da fraternidade, com votos de um final de semana de muita paz em nome de Jesus de Nazaré.
Do amigo fraterno de sempre.
Jaime Facioli