Queridos amigos fraternos.
Bom Dia.
Jesus sê conosco.
O bem viver.
A taboa da lei que nos trouxe Moisés, o grande legislador da humanidade, no curso desse orbe de provas e expiações, tem sido o arrimo indispensável para que a sociedade de uma forma ou de outra, se imponha limites sociológicos e cristãos de bem viver, ao inibir atos reprochaveis que comprometem o programa de vida dos filhos de Deus, em direção as estrelas e ao láureo da plenitude.
Assim, de alguma forma, todos nós conhecemos a proposta do decálogo de Moisés, estabelecendo diretrizes seguras para a humanidade proceder com fraternidade e amor em nome do Cristo de Deus.
É bem verdade que muitos de nós ainda estagiam na consciência do sono e cometem desatinos e desalinhos, cujo preço na dor e no produto do que plantaram ser-lhes-à cobrado em dolorosas prestações no programa de vida, para se restabelecer a harmonia do Universo de Deus.
Esses são os que roubam, matam, assaltam a mão armada, seqüestram ou vestem-se de homens-bombas, matando-se e levando a morte dezenas de pessoas, como se vê na mídia, todos os dias, estiolando os nossos mais puros sentimentos dalma.
Nada, ou muito pouco podemos fazer por esses irmãos em desalinho, a não ser orar e plasmar um ideário de energias positivas que os despertem urgentemente da consciências do sono e assumam o lugar de destaque que lhes reservou o Pai Celestial nessa existência.
Da mesma forma que por eles intercedemos junto ao Senhor do Universo, podemos e devemos adotar uma atitude ativa, não esmorecendo e não se alinhando aos pessimista de plantão, por convivermos com esses fatos, porque esses atos faz parte da cesta básica da vida.
Cada um dos filhos de Deus, tem o seu momento de elevação espiritual e de crescimento, sendo certo que cada um paga pelo débito que contrair junto a sociedade, à família, a nação ou ao Universo do Senhor da vida. Recordemos a prédica de Jesus: Daqui não sairemos até que pagarmos o último centíl. Por isso, a ninguém será lícito engrossar a fileira dos que dizem; "O mundo está perdido". Não amigos, o mundo não está perdido. O mundo é esse em que vivemos e onde plantamos nosso jardim da vida.
Para se ter certeza dessa afirmativa, examinemos a intervenção de Deus nas penas e recompensas prometida aos seus filhos, lendo e analisando a questão numero 963 de "O Livro dos Espíritos". O ínclito codificador propõe ao espírito da verdade.
Deus se ocupa pessoalmente de cada homem? Ele não é muito grande e nós muito pequenos para que cada individuo em particular tenha alguma importância aos seus olhos ?
Responde o espírito venerando, "ipsis verbis":
"Deus se ocupa de todos os seres que criou, por menores que sejam; nada é muito pequeno para a sua bondade".
Exsurge dessa reflexão e do conhecimento das Leis Mosaicas, como principio de bem viver, que podemos e devemos adotar esse corolário de propósitos, no sentido de aplicarmos em nossas vidas diárias, o ideário do anexo dos Dez Mandamentos práticos de bem viver, que nos serve de espeque nessa semana, para a prosa das nossas memoráveis sextas feiras, dominando nossa manifestação do pensamento, falando menos e pensando mais no que se vai dizer.
Vamos cultivar a voz baixa e suave. Normalmente quando se alteia a voz ou se grita, ninguém nos ouve e passamos a impressão de pessoas desequilibradas. Os que tem razão, falam com calma e transmitem tranqüilidade.
Vamos pensar bem antes de fazermos promessas, isso é, reflita na proposta dos prós e dos contras. Consulte o seu espírito, ausculte a sua alma. Peça a Deus que lhe oriente através do seu anjo da guarda, na oração sincera que poderá conduzi-lo a bem proceder. Afinal, temos na consciência, a questão número 621 de "O Livro dos Espíritos", a certeza de que sabemos o que é certo e o que é errado.
Jamais deixe passar uma oportunidade de realizar o bem ao seu próximo. Todo ato de amor que praticamos, advogará a nosso favor em qualquer lugar do mundo. Assim, ofereça sempre a palavra que conforta, meiga e animadora a respeito da vida e do seu próprio interlocutor.
Demonstre o seu interesse nas pessoas que interagem conosco, no seu bem estar, na sua família.
Procure sempre estar alegre. Console os que estão entibiados com os momentos de dor. Proceda de maneira que as pessoas com quem se encontrar sintam em você uma luz luminífera a espargir bem aventurança.
Não seja radical nem ortodoxo. Conserve a mente aberta a todos os assuntos em discussão na mídia, na família, no ambiente de trabalho, afinal isso nos auxilia a arejar a mente e o espírito.
Dê a outrem o direito de ter a sua opinião.
Investigue, mas não abra contenda. É próprio das grandes mentalidade sustentar o seu ponto de vista sem perder a amizade de seu oponente, chegando mesmo a receber o seu respeito no grupo onde mourejam.
Deixe que suas virtudes falem por si mesma e recuse a falar das faltas e fraquezas dos outros.
Também somos portadores de dores morais que ainda não vencemos.
Não participe das confrarias de murmúrios. Estabeleça como ícone de vida, falar e pensar somente em coisas boas, pois essa ideoplastia nos conduz a momentos de plenitude.
Tudo o que nos acontece no mundo material, antes ocorre no mundo extra-físico.
Tenha muito cuidado com os sentimentos dos outros.
Gracejos e criticas muitas vezes são mau interpretados e quebram o elo de confiança, quando não rompe amizades.
Jamais se aborreça com o observações más a seu respeito.
Deixe que suas atitudes fale por você e desacredite o seu ofensor.
Ser zeloso é bom, mas não tenha T.O.C. (transtorno obsessivo compulsivo). O meio termo é sinal de sabedoria, modo de bem viver.
A passagem do tempo que corre célere é uma conquista da sabedoria e de bem viver.
Não se sinta "envelhecido", mas maduro pelas provas da vida. O tempo é uma conquista e não uma perda.
Essas 10 propostas que arrimam nosso ideário de bons pensamentos dessa semana, certamente se praticadas no dia a dia e na hora a hora, pode nos levar a plenitude de bem viver.
Oxalá possamos colocar em prática os 10 mandamentos da vida diária, que bem conhecemos na teoria.
Com esses pensamentos, segue nossos votos de um final de semana na paz de Jesus de Nazaré, com um feriado revolucionário nos nossos procedimentos para o bem viver, com o ósculo de nossa oblata de amor fraterno depositado em seus corações.
Do amigo fraterno de sempre.
Jaime Facioli.
Texto em anexo
Dez Mandamentos Seculares
DOMINE sua fala.
Diga sempre menos do que pensa. Cultive uma voz baixa e suave.
PENSE ...
antes de fazer uma promessa e depois não a quebre, não importa o quanto lhe custe cumpri-la.
NUNCA ...
deixe passar uma oportunidade para dizer uma coisa meiga e animadora a uma pessoa ou a respeito dela.
TENHA ...
interesse nos outros - em suas ocupações, em seu bem-estar, seus lares e família. Seja sempre alegre com os que riem e lamente com os que choram. Aja de tal maneira que as pessoas com quem se encontrar sintam que você lhes dispensa atenção e lhes dá importância.
SEJA alegre.
Conserve-se sorrindo. Ria das histórias boas e aprenda a contá-las.
CONSERVE...
a mente aberta para todas as questões de discussão. Investigue, mas não argumente. É próprio das grandes mentalidades discordar e ainda conservar a amizade do seu oponente.
DEIXE ...
que suas virtudes falem por si mesmas e recuse a falar das faltas e fraquezas dos outros. Condene murmúrios. Faça uma regra de falar só coisas boas dos outros.
TENHA...
cuidado com os sentimentos dos outros. Gracejos e críticas não valem a pena e freqüentemente magoam quando menos se espera.
NÃO ...
faça questão das observações más a seu respeito. Viva de modo que ninguém as acredite.
NÃO...
seja excessivamente zeloso dos seus direitos. Trabalhe, tenha paciência, conserve-se calmo, esqueça-se de si mesmo e receberá a recompensa.
"A passagem do tempo deve ser uma conquista e não uma perda."
Que Deus abençoe sua vida!!
E que você possa usar esses dez mandamentos no seu dia a dia!!
Não deixe de passar para seus contatos,
como serviu para você, com certeza vai servir para eles. Também!!