Queridos amigos fraternos.
Bom Dia.
Jesus sê conosco.
O presente de Jesus de Nazaré, pelo Caminho da Felicidade.
A estrada da vida, como todo aprendizado que nos leva ao crescimento, material e espiritual, certamente carece de métodos de aprendizado.
Por isso, diz a sabedoria popular, que a vida é a universidade onde não há matrícula, mas ninguém deixará de fazer os exames de avaliação.
Para transitar por essa estrada será necessário que cada um dos candidatos à felicidade, por mais que se fale da tristeza, prossiga sempre sorrindo. Se houver demonstração de rancor na sua experiência diária, prossiga perdoando. O perdão é lenitivo de amor para quem o concede, jamais para quem o recebe.
Se as decepções minarem o seu caminho, prossiga confiando. Jesus governa esse planeta e o Pai Celestial cuida de todas as suas criaturas, segundo a expressa orientação que se colhe no "Livro dos Espíritos", questão, 963, que ora traduzimos "ipsis verbis".
Pergunta: Deus cuida pessoalmente de cada homem. Ele não é muito grande e nós muito pequenos para que cada um em particular possa merecer alguma atenção aos seus olhos ?
Resposta: Deus cuida de todas as suas criaturas. Nada é tão pequeno que não possa merecer a sua bondade.
Ele é pois, sem contradita, Pai de Amor e Bondade, carta de alforria para continuarmos confiando em sua Providência Divina.
Se o fracasso de uma empreitada nos rondar, continuemos otimistas e joguemos nossas fichas na vitória. Quando alguém nos aponta erros, tenhamos humildade de reconhece-los e iniciemos a reforma íntima, corrigindo os defeitos, como leciona Santo Agostinho na questão número 909 do mesmo iluminativo livro em apreço.
Quanto ao discurso da ingratidão, não faça coro aos pessimistas de plantão e prossiga ajudando. A caridade é a senha da salvação. Se por ventura a miséria pedir passagem em sua vida, cerre-lhe as portas, mantendo firme a crença na prosperidade.
Seja construtor de alegria, palavras dóceis, sorriso largo, tolerância e amor, pois isso é o trabalho que edifica o espírito e indica a direção da bem aventurança.
Não pense em doença. É certo que elas existem e fazem parte da cesta básica da vida, pois o corpo envelhece, mas o espírito amadurece, e assim sendo vibre sempre pensamentos sobre a saúde, pois a fatalidade do anoitecer da vida é inexorável, mas nada impede de você se sentir jovem, alegre e feliz, sabendo ser filho de Deus. Assim examine as dádivas que nos cercam em detrimento ao que pensamos nos faltar.
Exercite a inteligência. Leia um bom livro, escolha filmes que edifiquem e programas de televisão educativos, como por exemplo a TV Cultura. O programador pode exibir o que deseja, mas é você quem escolhe o que deve iluminar a sua alma, o seu intelecto.
Diante dos maus procedimentos, dê exemplo de bem proceder. Diante das mentiras e das insinceridades continue na verdade. 10 mentiras não suportam a uma só verdade. As primeiras perecem pela natureza de sua própria fragilidade e a segunda proposta mantém firme o leme da vida.
É com esse procedimento, cujo lastro está em Joanna de Ângelis, pode se asseverar que: A energia para a execução dessas tarefas tem fulcro na gentileza e simboliza cordialidade e afeto.
O homem empreende o projeto para a estrada da felicidade, adentrando os pórticos da afabilidade e da afeição à vida em busca do entendimento, marcando passo firme em direção as normas de comportamento reto e probo junto a família, a sociedade e aos corações amorosos que se congregam nos centros espíritas, nas igrejas de todo jaez.
É certo que o tempo urge e estamos sedentos para alcançar os páramos celestiais, mas nada obsta que se profira uma palavra cálida de amizade, um verbete gentil, uma expressão delicada, um gesto de meiguice, um sorriso de ternura, um aceno cordial, como expressões de estima e elevada consideração, que sempre encontram espaço naqueles que a primeira vista parecem impermeáveis às boas maneiras. Esse proceder expressa amor e fraternidade.
Não se olvide que a aresta necessariamente lixada adquire contorno agradável e brilhante, da mesma forma que a pedra burilada muda de feição e a plântula resguardada transforma-se em árvore.
Assim o gesto gentil, sempre será passaporte para modificar, não poucas vezes uma inimizade nascente, uma suspeita infundada, uma informação infeliz, uma inspiração negativa, ao mesmo tempo em que abre horizontes novos à melhor compreensão e ao mais amplo descortino para a estrada da felicidade.
Por isso, não aguardes que os outros sejam gentis para contigo. Sejam os teus hábitos, os primeiros a desejar Feliz Natal, Próspero Ano Novo, Muita Paz, pois esses gestos conduzem eflúvios contendo o perfume de Jesus de Nazaré.
Essa metodologia de equilíbrio que te imponhas com disciplina e autoburilamento da vontade e do comportamento constituirá a estrada da vida que leva à felicidade e nos prepara para o bem viver, homenageando com o presente mais belo que nossa vã filosofia possa sonhar em ofertar ao ilustre aniversariante do mês, o Divino Jardineiro.
Em verdade, assevera Joanna de Ângelis, que esse comportamento prepara os espíritos para as colônias espirituais, quando de nossas transferências de residências, pois na pátria espiritual, o respeito e a cordialidade, a gentileza e o afeto preponderam em todos os círculos. É da lavra desse espírito benfeitor da humanidade, a lição inscrita por Divaldo Pereira Franco, In "Celeiro de Bênção", transcrita "ipsis verbis":
"Como ninguém tem obrigação de te amar, antes te impuseste o dever de a todos amar, respeita os ásperos, nos ingratos e nos frios do teu caminho criaturas e corações empedernidos, infelizes, a quem deve doar amor quota de gentileza, pois que ela é também caridade em nome de Deus para o grande mal de que padece a Humanidade, em forma de egoísmo avassalador".
Com essas considerações, estou convicto que a oportunidade do Natal, onde se trocam presentes, afetos, gentilezas e carinhos, todos poderemos ofertar um encantador presente ao ilustre aniversariante do mês, Jesus de Nazaré, o mimo de nossa transformação íntima para se chegar ao caminho da felicidade, pois é dele a lição que nos convida para ir até ele quando cansados e sobrecarregados para buscar o alívio e o refrigério que nossa alma acalenta.
Recebam pois os amigos, as nossas reflexões sobre o presente de Jesus, sob o arrimo do pps denominado "passos para ao bem" com votos de um final de semana de muita paz, ensejo em que depositamos nosso ósculo em seus corações, em nome do Celeste Amigo.
Do amigo fraterno de sempre.
Jaime Facioli
texto em anexo:
13 passos para o bem
1- Por mais que lhe falem da tristeza . . .
. . . prossiga sorrindo !
2- Por mais que lhe demonstrem rancor . . .
. . . prossiga perdoando !
3- Por mais que lhe tragam decepções . . .
. . . prossiga confiando !
4- Por mais que lhe ameacem de fracasso . . .
. . . prossiga apostando na vitória !
5- Por mais que lhe apontem erros . . .
. . . prossiga com os seus acertos !
6- Por mais que discursem sobre a ingratidão . . .
. . . prossiga ajudando !
7- Por mais que noticiem a miséria . . .
. . . prossiga crendo na prosperidade !
8- Por mais que lhe mostrem destruições . . .
. . . prossiga na construção !
9- Por mais que acenem doenças . . .
. . . prossiga vibrando saúde !
10- Por mais que exibam ignorância . . .
. . . prossiga exercitando sua inteligência !
11- Por mais que o assustem com a velhice . . .
. . . prossiga sentindo-se jovem !
12- Por mais que plantem o mal . . .
. . . prossiga semeando o bem !
13- Por mais que contem mentiras . . .
. . . prossiga na sua verdade !
Por mais difícil que lhe pareçam essas 13 tarefas . . .
. . . prossiga acreditando na capacidade que Deus lhe deu para cumpri-las !