Sem nenhuma sombra de dúvida, o maior júbilo das criaturas do Eterno é a certeza de serem herdeiros do universo, nada obstante, a nenhum dos filhos da Divindade será lícito evadir-se do atendimento aos cânones das Leis Divinas, na adoção de comportamento probo, reto e sincero para carregar com entusiasmo a bandeira do amor em plenitude, respeitando as narrativas do Divino Galileu.
Nesse sentir, é cogente que os viajantes das estrelas, estejam atilados na virtude da esperança, mola propulsora da vida, ou sob outra dicção, cumprindo retamente suas obrigações, sendo correto e confiável, decente, digno, diligente, escrupuloso, honesto, honrado, íntegro, pontual e sério, procedendo com esmero ao aperfeiçoar-se no aprimoramento, resultando ser a primorosa criatura do Senhor da Vida, porquanto nenhum dos filhos do Senhor do Universo pode se permitir viver sem a esperança bem viva dentro de seu ser imortal.
É vero. O dia atribulado, depois de uma noite de repouso em que o céu é iluminado pelas estrelas que Deus coloca no firmamento, sempre oferece novas perspectivas levando a coragem no enfrentamento do bom combate para vencer as desesperanças com renovado vigor. A doença atrevida chega sem pedir licença e vai ficando em casa sem hora marcada para sair, mas sempre encontra a esperança como lenitivo que fortalece os corações entibiados.
A partida de um ser querido, parente ou amigo, invariavelmente provoca dores e vendavais de lágrimas no momento de transição. A verdade, porém, é que sempre há um projeto, um desejo ou um sonho quando se encontra com a luz da esperança e se interroga a Divindade no silêncio dos pensamentos o porquê desta contradita na vida.
Ora, sim. Em todas as situações, o novo dia irá trazer as realizações dos mais puros desejos, para no novo dia fazer nascerem as esperanças, enquanto o corpo descansa, o espírito encontrará as respostas que de que tanto necessita para sanar as dificuldades, porque aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para frente tudo vai ser diferente.
Oh! Meu Deus. Que benção é a esperança e um novo dia. Poder recomeçar, empreitadas transatas ou novas aventuras, para se assegurar com fé raciocinada que hoje é o último dia do nosso passado, e também é um belíssimo primeiro dia de nosso porvir.
Senhor, permita-nos empolgarmos no novo dia de hoje para que possamos fazer planos e antever as vitórias de nossa mudança interior. Afinal, serão novos comportamentos pautados pela bem-aventurança, na virtude da paciência, na correção dos procedimentos, na nobreza dos ideais, na ajuda ao próximo, a nova criatura nasce na prática do amor, na excelência da palavra, tal como o Nazareno ensinou.
Com essa retórica, para sedimentar a transformação da qual são convocados os herdeiros do universo, é crível a pena relatar um fato ocorrido no santuário da vida ao iluminar as transformações almejadas pelos herdeiros do universo em cada novo dia que amanhece.
Conta-se que uma anciã chegou no caixa de uma agência bancária, depois de ter ficado tempo razoável na fila preferencial, considerando-se que os idosos são em grande número e o atendimento nas filas preferenciais é assaz cansativo.
Ela entregou o cartão para a jovem atendente e disse que desejava sacar cinquenta reais. A atendente prestativa, disse-lhe que deveria se dirigir ao caixa eletrônico, porque o saque mínimo nos caixas com atendente era de cem reais. A senhora não se incomodou e disse a prestimosa atendente que nesse caso iria sacar tudo que havia em sua conta corrente. Surpresa. A atendente ao olhar o saldo existente na cc em apreço, assustou-se: um milhão e trezentos mil reais. Senhora, lamento, mas também não posso lhe fornecer esse valor agora. Trata-se de um valor elevado e nesse caso é preciso agendar dia e hora para fazer a retirada. A herdeira do universo no exercício da virtude da paciência, indagou da simpática moça que a atendia, qual o maior valor que poderia sacar naquele momento. A funcionária, buscando ser gentil nas suas tarefas disse-lhe que era três mil reais.
Foi nesse momento que a nonagenária senhora, disse a atendente, então, por gentileza, dê-me três mil reais, tudo em notas de cinquenta. Ah! Agora sim, a jovem, com outra disposição por descobrir o potencial econômico da pessoa à sua frente, com um sorriso, preparou o solicitado.
Oh! Meu Deus. A senhora tomou do dinheiro todo, retirou apenas uma nota de cinquenta reais, colocou na bolsa, devolveu o restante para a caixa e serenamente pediu: Por favor, deposite tudo isso que restou do meu saque na minha conta.
É isso, os filhos de Deus não precisam se irritarem, brigarem ou ofenderem aos irmãos de caminhada, se desejarem fazer jus ao honroso título de herdeiros do universo, porque as transformações dos filhos do Eterno passam necessariamente pela lição do relato em comento dessa senhora que causa admiração naqueles que se dão conta dessa realidade.
Vale dizer, alcançar os páramos celestiais, sem sair da filha aonde está há muito tempo reencarnando para obter o que se deseja com sofreguidão, mas sem se contrariar com os obstáculos do caminho para o aprendizado ou com as pedras do carreiro; permaneça na fila, apesar das dificuldades sem criar qualquer rebuliço.
Em essência, essa a grande lição da vida para os candidatos a felicidade, porquanto não é de bom tom julgar alguém pela aparência. O idoso que se apresenta vergado pelos anos, trajado sem muito atavio, pode ser o dedicado professor, o pai honrado, o escritor famoso, um detentor de muitas posses. Todos os herdeiros do universo merecem a mesma polidez, a mesma gentileza, porque é vero que não se deve julgar um livro pela capa, como também não se pode estabelecer juízo de valor a respeito de qualquer pessoa, pelo seu exterior.
Lição primorosa é não concluir açodadamente que as regras existem para serem obedecidas, apesar de serem elas que garantem a disciplina, o bom andamento das atividades, ou das instituições. A mesma diretriz é verdadeira para não se esquecer que as pessoas são mais importantes do que regras e o respeito que merecem aqueles que alcançaram a velhice, são credores da atenção afetuosa devida ao ser humano.
Ora, sim, nada é mais importante do que o ser humano. Bem por isso, quando se estiver à frente alguém com os cabelos prateados pelo tempo, é momento de se indagar: Quem é essa criatura? O que fez? O que ofereceu ao mundo? Quantos filhos educou, e esses rebentos em que se transformaram servindo ao mundo? Será um médico, professor, advogado? Que provas terá experimentado?
Oh! Meu Deus. Quantos padecimentos terão existido no corolário de sua vida para vencer os dias, sobrepujando o desânimo, driblando as adversidades, derramando lágrimas e semeando sorrisos, para ser digno do júbilo de ser herdeiro do universo, no novo dia em homenagem a vida bela, colorida e consentida.
Com fulcro nesses sentimentos, roguemos ao Pai Celeste, que no novo dia que vai nascer não se leve a ferro e fogo as diferenças que constitui o aprendizado para que se consiga olhar os outros como irmãos, alimentado sempre pela fé e a esperança. Aproveitando Senhor, a oportunidade desse solilóquio, no novo dia que nos concede, anoto no livro da vida o desejo sincero de ver esse dia pelo lado positivo, sem complicar as provas a que se está sujeito, procurando soluções para tudo o que a vida oferece, resultando afastar as mágoas para deixar brotar em seu lugar a alegria de viver.
Estou convicto que uma pessoa contente, feliz e em paz com a sua consciência sempre fala com esperança, sem engano e sem dificuldades para entender a vida sempre bela, colorida e consentida. Não reclama dos erros, mas dá valor aos acertos. Será desse jeito meu Pai que no novo dia que me concedes, pensarei e falarei com calma, confiando em mudanças e tendo fé em tua Providência Divina para desfazer tudo que for negativo, fazendo surgir em seu lugar as ações positivas em nome da paz que chegará mansa e pacificamente em nossos corações.
Ponto finalizando, com esses sentimentos d’alma, segue nosso ósculo depositado em seus corações, com a oblata da fraternidade universal em nome do Celeste amigo, anelando tenha todos um novo dia repleto de paz.
Do amigo fraterno de sempre.
Jaime Facioli.