Queridos amigos fraternos.
Bom Dia.
Jesus sê conosco.
Tributo as pequenas coisas.
Há uma axioma que aplicamos em nossas vidas, que muito nos auxilia na meditação transcendental, estabelecendo que o "Homem que não encontra celebridade nas pequenas coisas, nas grandes não as podem encontrar".
Quanta verdade há nesse enunciado amigos.
Um dos caminhos que percorre o ser humano no aprendizado das lições da vida é imaginar que não se deve realizar uma pequena tarefa judiciosamente. Por conta desse pensamento em desalinho, quando a tarefa em nossas vidas se apresenta de pequena monta, vamos deixando de lado, ou cumprindo o dever literalmente de qualquer jeito.
Daí o acerto do preceito em exame.
O homem que não é capaz de realizar um simples trabalho bem feito, quando a vida lhe apresentar um teste maior, certamente ele fracassará. As pequenas coisas têm a dimensão de seu valor. Um grande edifício começa pela primeira pedra e se ela não estiver bem estruturada poderá fazer ruir a construção de todo o prédio.
Daí em nossas vidas temos o dever de bem proceder nas pequenas coisas como nas grandes realizações.
Nesse sentir, muitas vezes nos decepcionamos com um amigo a quem devotamos nossa irrestrita confiança, mas nem por isso deveremos perder a fé em todos nossos companheiros de viagem. Vale recordar que cada um dos filhos de Deus encontra-se em um estágio evolutivo espiritual, e, mais cedo ou mais tarde todos nós encontraremos nos altiplanos celestiais, o destino dos filhos de Deus.
É fato inconteste também que certas situações criadas pelo ser humano nos deixam pessimistas com o rumo das coisas, basta que se tenha em mente os "cartões corporativos" do Governo Federal. De fato são valores estranhos aos conceitos da pulcretude, mas isso não nos retira a condição de sermos otimistas, porque apesar do futuro ser incerto, é nosso dever manter irresilível a vontade de viver, na tentativa de transformar a lição amarga em momentos de aprendizado.
Na jornada da nossa existência, muitos amigos nos deixarão em tempo oportuno, mas continuarão a serem nossos amigos, ligados pelos laços da fraternidade universal, e mais dias, menos dias, os encontraremos na pátria espiritual. Devemos e podemos manter nosso equilíbrio, não importa o que haja.
A existência dos delitos noticiados pela mídia sempre nos horroriza e entibia nossos mais puros sentimentos dalma. A desarmonia no lar, os desentendimentos no ambiente de trabalho, os insucessos nos negócios, a má gestão, os desequilíbrios financeiros por conta da falta de uma exata medida nos gastos do dia a dia, tudo isso coloca-nos em dessintonia com os projetos de crescimento, e, constituem desafios ao longo do caminho, mas que não podem deter a nossa marcha de progresso.
Vamos também exteriorizar o nosso amor pela vida, fazendo a caminhada diária para que nosso corpo agradeça e nos responda com a saúde do corpo físico. Evitar a bebida, o fumo, será também de bom alvitre, no tributo as pequenas coisas que engrandecem o ser humano no caminho de seu progresso.
Afinal, sabemos que o amor não é sentimento de posse mas de libertação e por isso, nada obsta que externemos nossos sentimentos dizendo a esposa que ela está linda, que o vestido lhe caiu bem, que seu novo penteado esta sedutor.
Diga que o seu filho tem se esforçado e isso será estímulo para ele enfrentar as suas provas na vida. Decante o amor em prosa e verso. Isso não faz mal algum. Ao contrário, faz muito bem, por essa razão derrame o seu perfume por onde vc passar e as pessoas certamente o olharão com os olhos da gratidão.
Sim, devemos atender sempre o apelo da nossa intuição, pois ele provém de nosso espírito, filho da Divindade e é sempre ele que nos inspira a bem proceder e a cumprir a lei de Justiça e Amor. São as intuições que nos fazem manifestar o amor pela família, mesmo sabendo que manter a sua harmonia é tarefa para os fortes.
Devemos acalentar a vontade de progredir, mesmo sabendo que nossa parcela nesse mundo de Deus, não está a altura de almas do jaez de Francisco Cândido Xavier, de Irmã Dulce, de Madre Tereza de Calcutá, do Dr. Bezerra de Menezes, de Eurípedes Barsanulfo entre outros tantos.
A primeira pedra de hoje, o pequeno gesto de amor em favor do próximo e de cada um de nós, no respeito a vida, bela, colorida e consentida, será o start de que caremos para se chegar ao cume da grande montanha da vida da qual todos fazemos parte, essa vida, criada pela Inteligência Suprema, Causa Primária de todas as coisas, segundo a resposta do Espírito da Verdade na questão número um do Grande Livro da Vida, "O Livro dos Espíritos".
Assim, as grandes mudanças de rumo que devemos empreender para o bem proceder, através da reforma íntima de que carece nossos espíritos, não ocorrem por grandes feitos de alguém mais notável, mas pelas pequenas parcelas cotidianas nas quais cada um de nós se esforça para se tornar melhor hoje do que foi ontem, na esperança de amanhã ser melhor do que hoje.
Com essas considerações, estou convicto de que os amigos fraternos poderão deleitarem-se com o pps da Cristal, sob a égide de Chico Xavier, para inspirar nossas vidas nessa semana, na esperança de que a primeira pedra, seja a pedra fundamental de nossa reforma interior que nos levará aos páramos celestiais.
Aproveitamos a oportunidade para depositar em seus corações, nosso ósculo, com votos de muita paz em nome da oblata da fraternidade e do Mestre Jesus de Nazaré.
Do amigo fraterno de sempre.
Jaime Facioli.
texto em anexo
Pequena Parcela
Chico Xavier
Que eu continue a acreditar no outro mesmo sabendo de alguns valores tão estranhos que permeiam o mundo!
Que eu continue otimista... mesmo sabendo que o futuro que nos espera nem sempre é tão alegre!
Que eu continue com a vontade de viver mesmo sabendo que a vida é em muitos momentos, uma lição difícil de ser aprendida!
Que eu permaneça com a vontade de ter grandes amigos, mesmo sabendo que com as voltas do mundo, eles vão indo embora de nossas vidas!
Que eu realimente sempre a vontade de ajudar as pessoas, mesmo sabendo que muitas delas são incapazes de ver, sentir, entender ou utilizar esta ajuda!
Que eu mantenha meu equilíbrio, mesmo sabendo que os desafios são inúmeros ao longo do caminho!
Que eu exteriorize a vontade de amar, entendendo que amar não é sentimento de posse...É sentimento de doação!
Que eu sustente a luz e o brilho no olhar, mesmo sabendo que muitas coisas que vejo no mundo, escurecem meus olhos!
Que eu retroalimente minha garra, mesmo sabendo que a derrota e a perda são ingredientes tão fortes quanto o Sucesso e a Alegria. Que eu não perca o meu forte abraço e o distribua sempre; que eu perpetue a Beleza e o Brilho de ver, mesmo sabendo que as lágrimas também brotam dos meus olhos!
E que eu manifeste o amor por minha família, mesmo sabendo que ela muitas vezes me exige muito para manter sua harmonia!
Que eu acalente a vontade de ser grande, mesmo sabendo que minha parcela de contribuição no mundo é pequena!
E, acima de tudo... Que eu lembre sempre que todos nós fazemos parte desta maravilhosa teia chamada Vida, criada por Alguém bem superior a todos nós!
E que as grandes mudanças não ocorrem por grandes feitos de alguns e, sim, nas pequenas parcelas cotidianas de todos nós!