Queridos amigos fraternos.
Bom Dia.
Jesus sê conosco.
Os presentes do dia a dia.
Uma das questões que mais toca o coração das pessoas, são os presentes. Todos adoramos receber presentes, sejam para comemorar a efeméride do aniversário, seja para contemplar ocasiões especiais, tais como o dia do casamento, páscoa, dia dos namorados, da sogra, do nascimento dos filhos, o natal, a entrada do ano novo.
Sempre há o que comemorar e serve de motivo a oportunidade para se entregar as pessoas queridas um mimo para nos recordarmos no porvir da ocasião. As pessoas costumam até dizer que o importante não é a qualidade ou a quantidade do presente.
É a lembrança.
Em outras palavras, não deixar passar a ocasião sem uma comemoração, da vida, pela vida e na vida. Algumas pessoas não faz questão de comemorar o aniversário. Nessas ocasiões, insisto sempre. Deve-se comemorar a data, por mais modesta que seja a festividade. Pode ser um simples bolo comprado nas confeitarias da vida. Cantar os parabéns com àqueles que estejam ligados à nossa vida, à nossa trajetória, ao nosso jornadear, sempre será motivo para a alegria fazer morada em nossos corações.
Ademais, a data celebra a oportunidade que o Pai Celestial nos concedeu para viajarmos por esse planeta de provas e expiações, sob a governança de Jesus de Nazaré, com o propósito do nosso crescimento em direção às estrelas.
Por meu turno, gosto de contemplar a vida como uma dádiva que o Senhor do Universo nos concedeu. Problemas realmente há e muitos e nós outros não estamos livres deles e nem gozamos de qualquer privilégios para essa ou aquela situação.
Somos todos iguais perante o Senhor da Vida, criados simples e ignorantes, dirá a resposta da questão 133 de "O Livro dos Espíritos".
Por isso amigos, tantos são os problemas existenciais que não imagina nossa vã filosofia. Cada dia, cada hora, cada minuto, somos testados para tomar decisões, caminhar, viver, sofrer e sorrir.
Lograr êxito nos projetos existenciais é um exercício personalíssimo de vida que cada um dos filhos de Deus escolhe, sob os ditames do livre arbítrio. Assim sendo, comporta bem esclarecer essa proposta, sob os auspícios da questão em apreço.
Os espíritos que, desde o princípio, seguiram o caminho do bem, tem necessidade de encarnação? Responde o Espírito da Verdade: "Todos foram criados simples e ignorantes: instruíram-se nas lutas e tribulações da vida corporal. Deus, que é justo, não poderia fazer a alguns felizes, sem dificuldades e sem trabalho e, por conseguinte sem mérito.
- Mas, então, de que serve aos Espíritos terem seguido o caminho do bem, se isso não os isenta das dificuldades corporal? - Eles alcançam mais depressa o objetivo. Aliás, as dificuldades da vida, freqüentemente, são conseqüências da imperfeição do espírito: quanto menos tenha de imperfeições, menos tem de tormentos.
Quem não é invejoso, nem ciumento, nem avarento, nem ambicioso, não terá tormentos que nascem desses defeitos".
Por essa razão a ninguém será lícito reclamar do sol que nasce, porque ele dá um espetáculo radioso as primeiras horas da manhã, quando um pequena platéia está a contempla-lo. Outros estão dormindo em berços esplendidos, nos braços apertados de Morféu, a divindade do sono da mitologia grega.
Ninguém pode reclamar quando faltam os recursos, pois duas preposições existem para situações desse jaez.
Primeiro, pode ocorrer que não estamos dando o melhor de nossos esforços no trabalho, no estudo ou nos projetos da vida, ou se estamos procedendo corretamente, o fato pode ter origem no teste de avaliação para o nosso progresso.
Não consigo esquecer dois fatos que me marcaram profundamente a vida recentemente.
O primeiro deles. Silvia Calabrisi, foi capaz de cortar a língua de uma menor impúbere e acorrentá-la como se fosse animal submetendo-a a cárcere privado, figura típica do crime hediondo.
O segundo, em Brasília, há cerca de três meses, um moto-boy encontra US 10.000,00 americanos. Procura o legitimo proprietário e devolve o dinheiro. Procurado pela imprensa falada, escrita e televisada, questiona o repórter:
Por que devolveste o dinheiro, como a insinuar que ele poderia ter ficado com os recursos para seu "próprio bem".
Ele responde, com olhar de admiração e lhanosa postura. Não sei onde está a dúvida. Sou pobre, pessoa simples, mas apreendi com o meu pai a ser honesto.
Nossa amigos ! Que dádiva. Que benção. Passou no teste. Esta diplomado com louvor na universidade da vida. Quantos de nós poderia em sã consciência declarar que se estivéssemos submetidos a esses testes, no escrutínio de nossa consciência, seriamos capazes de vencer esse tentame da honradez e da honestidade? Que responda a consciência do justo.
Num ou noutro caso, esteve presente o exercício do livre árbitro.
Silvia Calabrisi, foi reprovada no teste e deverá oportune tempore responder pelo seu comportamento inditoso. O moto-boy recebeu as láureas de sua pulcretude e pode dormir em paz.
Anote-se, por essa razão que para que possamos vencer nas provas da nossa existência precisamos nos prepararmos para o bem viver, acalentarmos em nossos corações, os presentes todos os dias, como por exemplo a orientação para escutar as pessoas, sem interrupção, sem distração e sem planejar a sua resposta.
A vida é feita da somatória dos conhecimentos adquiridos nas jornadas existenciais.
Não esquecer de dar atenção as pessoas é uma boa pedida. Sempre há alguém ao nosso lado necessitando apenas que mostremos interesse por ela, isto é, preocupando-se honestamente com a pessoa, sua família, seus negócios, seu estado de saúde, enfim, tudo que nos liga pelos laços da fraternidade.
Sejamos sensíveis. A afeição também é um belo presente para homenagearmos aqueles que nos são caros. Seja generoso com abraços, beijos, e aperto de mãos. Nada daqueles beijos hipócritas, desleais ou aperto de mão que parece que temos asco da e pela pessoa.
Paremos com isso.
Façamos com que nossas pequenas atitudes do dia a dia, demonstre o amor fraterno que se tem pela família e amigos, porque esse proceder é um presente inolvidável.
O presente do sorriso proporciona alegria sem limites. O rosto, diz a filosofia popular, é a entrada da alma. Compartilhe alegria, histórias engraçadas, mas sem expressões chulas. Há tantas histórias cômicas sem serem desairosas.
Seu presente será dizer: Adoro ver você sorrindo. Tens um sorriso encantador. Com essa postura, ofereces um bálsamo de amor ao seu próximo e perfuma o dia do amigo com eflúvios de paz.
Há também o presente do bilhetinho. O marido ou a mulher, namorada, seja lá o que for que represente o próximo em nossa vida. Deixar um bilhetinho amoroso na cama, ou escrito no espelho do WC, mesmo que seja com batom, dizendo: "Querida eu te amo", é um bom presente do dia a dia que podemos ofertar com a medida da boa palavra a todos que anelam por receberem presentes e os ensina também a retribuir, tudo com a mesma estima e consideração ao contribuir para a paz social.
Os presentes do bilhetinho, podem ser curto como um "muito obrigado por sua ajuda ou uma declaração de amor profundo, tudo dependerá de a quantas anda a sua sensibilidade dalma.
O inesquecível presente de todos os dias, fazer da palavra articulada um exercício de amor, através de um elogio sincero. Sim, nada de amassar o ego e de hipocrisia das pessoas, mas ver nas pessoas o lado bom, belo, porque todos nós somos criaturas com qualidades e defeitos.
Escolher o que melhor se ajuste para a ocasião é indulgência, virtude evangélica da qual não poderemos nos afastar para sermos bons cristãos. Por isso, o elogio com simples palavras como por exemplo: "Você ficou muito bem nesse vestido vermelho";"Você fez um trabalho legal", "Que comida gostosa vc fez hoje".
Esses são presentes que fazem o dia de alguém brilhar.
Não se olvide o presente do favor. Todo dia é oportunidade generosa para que possamos prestar nosso contributo aqueles que estão estiolados pelas provas da vida. Promova alguma ação que possa auxiliar a outrem a resolver as suas dificuldades.
O presente da lembrança sugere que há momentos na vida em que precisamos apenas nos sentirmos importantes e úteis para alguém. Sejamos esse anjo bom e afável. Os presentes do dia a dia, cuja inspiração se colheu no anexo, certamente que apesar de simples, todos tem o poder de se tornarem agregadores dos mais puros sentimentos dalma.
Com esses pensamentos, vocacionados para que sejamos artífices de nosso porvir, convida-se à saciedade para devagar e lentamente começarmos a colocá-los em prática em nossas vidas, para apertar os laços de fraternidades e gerar bons fluídos com a intenção de vibrar o amor que o Cristo de Deus legou a toda humanidade e conseqüentemente melhorar a psicosfera do planeta terra.
Com esse ideário, segue nosso ósculo depositado em seus corações, em nome da oblata da fraternidade com votos de um final de semana de muita paz em nome de Jesus de Nazaré.
Do amigo fraterno de sempre.
Jaime Facioli
anexo do texto
8 bons presentes que não custam nada
O Presente
ESCUTAR...
Mas você deve realmente escutar.
Sem interrupção, sem distração, sem planejar sua resposta.
Apenas escutar.
O presente
Atenção
Alguém pode estar ao seu lado necessitando apenas que mostre interesse por ela.
Seja sensível e dê-lhe esse presente
O presente
AFEIÇÃO...
Seja generoso com abraços, beijos, tapinhas nas costas e aperto de mãos.
Deixe estas pequenas ações demonstrarem o amor que você tem pela família e amigos.
O Presente
SORRISO...
Junte alguns desenhos.Compartilhe artigos e
histórias engraçadas.
Seu presente será dizer,
"Eu adoro rir com você."
O Presente
BILHETINHO...
Pode ser um simples bilhete de
"Muito obrigado por sua ajuda" ou um soneto completo. Mesmo, um breve bilhete, escrito à mão, pode ser lembrado pelo resto da vida, e pode mesmo mudar uma vida.
O Presente
ELOGIO...
Um simples e sincero,
"Você ficou muito bem de vermelho",
"Você fez um super trabalho" ou
"Que comida maravilhosa“,
Faz o dia de alguém.
O Presente
FAVOR...
Todo dia, faça algo
Amável.
O presente
Lembrança
Tem momentos em que precisamos
Apenas nos sentirmos
Importantes para alguém
Seja esse anjo, e diga isso aos que ama
O Presente
DISPOSIÇÃO...
Uma maneira também proveitosa
para sentir-se bem, é colocar-se
disposto
a colaborar com o outro, e
isso não é difícil de ser feito.
Apesar de parecerem muito simples,
Estes pequenos presentes tem o poder de se tornarem grandes, mágicos, e especiais !!!
Que sua semana seja recheada de presentes. Muita Paz, e que Deus ilumine todos os seus passos, na caminhada para a felicidade plena.