Queridos amigos fraternos.
Bom Dia.
Jesus sê conosco.
Otimismo e Auto-estima.
A vida com a sua didática de ensinar através do tempo, passageiro da eternidade, põe cada um dos filhos de Deus em provas e expiações a todo momento.
Não há um só dia em que não estejamos nos defrontando com os convites para os testes de avaliações que nos conduzam ao reto procedimento, e, àqueles que se encontram em posição mais elevada, são candidatos a praticarem a caridade auxiliando os que vêm na retaguarda, estendendo às mãos em busca de auxílio.
Essa, com certeza é uma das razões porque o Homem de Nazaré conclamou a irmos até ele ao dizer:
"Vinde a mim todos vós que estais sobrecarregados e eu vos aliviarei, tomai sobre vós o meu julgo e apreendei de mim que sou manso e pacífico de coração e vossas almas se reconfortarão pois o meu fardo é leve e meu julgo suave".
É fato notório que as pessoas, assim consideradas as desavisadas dos nobre propósitos da existência, se preocupam com a aparência física e olvidam a regras da ética e da moral.
Procuram imitar os famosos, nos trajes, no modo de viver e nos procedimentos, seguindo a mídia e fazendo ouvido mouco às preciosas lições de Jesus de Nazaré.
Ele sim, é o modelo e guia a ser seguido, segundo a resposta encontrada em "O livro dos Espíritos" na questão nº 625.
Por isso, nesses tempos difíceis por que passa o planeta de provas e expiações sobre a governança do Celeste amigo, é indispensável que sejamos otimistas, conhecedores que somos de que não cai uma folha da árvore se não for pela vontade do Pai Celestial.
Quando se vê o estardalhaço que faz a mídia no caso de Alexandre Nardoni e Ana Carolina Jatobá e a mãe da menina Isabela, Ana Carolina de Oliveira, nossos irmãos em triste episódio de provas e expiações, dignos de misericórdia, fica sempre aquela sensação de que o povo está vivendo uma obsessão coletiva e que o mundo está perdido, pois todos desejam o linchamento das pessoas envolvidas nos lamentáveis fatos transatos.
Que fique claro, todavia, que não estamos fazendo apologia de libertação para esses nossos irmãos em desalinho na provisoriedade da vida terrena.
Isso não.
Desejamos apenas nos assegurarmos que o mundo não está perdido, absolutamente que não, mas caminha em direção ao seu destino, pois a Providência Divina está no leme do barco da vida.
Manter a auto-estima e confiança nos projetos da Divindade deve fazer parte de nosso modo de viver, pois temos que valorizar o corpo e o espírito que recebemos do Senhor do Universo, cientes e conscientes de que fomos criados simples e ignorantes sob o arrimo da resposta encontrada na questão número 133 do mesmo livro em apreço, e por isso somos filhos do Senhor da Vida.
Ele não faz "modelitos", mas filhos destinados aos páramos celestiais, não importa as dificuldades que tenhamos que enfrentar. As dificuldades são alavancas de progresso.
Assim, na qualidade de filhos da Consciência Cósmica, desde as primeiras horas da manhã devemos louvar a vida, o sol que ilumina à Terra oferecendo um espetáculo de rara beleza, enquanto a maioria dos filhos de Deus ainda dorme em berço esplêndido, iludidos com as desditas que a mão esquerda faz questão de mostrar para a direita, sem olharem a beleza que Deus colocou no altar da natureza.
Em verdade é possível detectar a beleza da vida nas pessoas dos filhos de Deus que elogiam mais do que criticam à obra da Divindade.
Há pessoas que escutam mais do que falam e quando falam, passam longe das fofocas, das intrigas e das maldades ampliadas de boca em boca.
A beleza e o respeito à vida, também se encontram nas pessoas que não usam um tom superior de voz ou nas pessoas que evitam assuntos constrangedores porque não sentem prazer em humilhar os outros.
Não se olvide que existem pessoas que são pontuais em seus compromissos. Valorizam cada minuto dessa existência e respeitando àqueles que as aguarda, tem o cuidado de avisar a outrem qualquer eventualidade que possa comprometer a sua chegada no horário aprazado, respeitando assim o tempo dos outros e o seu como jóia preciosa.
Essas pessoas estão sempre dispostas a ajudar ao próximo, e demonstram interesse pelos assuntos que desconhecem, atentas que estão as lei de amor e progresso.
São pessoas educadas que adotam postura de não recomendar à secretária que ao atender ao telefone pergunte primeiro quem está falando para depois dizer se podem ou não atenderem ao chamado.
Bem se vê, que estamos nos referindo as pessoas que a todos trata com consideração, indulgência e fraternidade. Sabem que sobrenome, cargo e jóias não substitui os valores da modéstia e da humildade.
Da mesma sorte, falam no mesmo tom de voz com todos, são gentis, sinceros e humildes no tratamento com os seus subordinados.
Detém a virtude de perdoar sem fazer alarde. Superam às dificuldades com fé e coragem, desarmando a violência com mansuetude. São características dos homens de bem.
Por essas razões todos os dias coloquemos em nossas vidas como ideário do dia a seguinte reflexão.
Hoje levantei cedo pensando no que tenho a fazer antes que o relógio marque meia noite. É minha a função de escolher que tipo de dia vou ter hoje.
Posso reclamar porque está chovendo ou agradecer a chuva bendita que saneia a atmosfera. Posso ficar triste por não ter dinheiro ou me sentir encorajado para administrar minhas finanças, evitando o desperdício.
Posso reclamar sobre minha saúde ou dar graças por estar vivo. Posso me queixar dos meus pais por não terem me dado tudo o que eu queria ou posso ser grato por ter nascido e hoje ter a possibilidade de conquistar o mundo com o meu próprio esforço.
Posso reclamar por ter que ir trabalhar ou agradecer à
Deus por ter um trabalho, quando tantos perambulam pelas ruas.
Posso sentir tédio com o trabalho doméstico ou agradecer ao Pai Celestial por ter um teto que abrigue minha família e meus pertences, conscientes de que muitos ainda mourejam embaixo das pontes, sem terem um teto para os abrigarem.
Posso lamentar as decepções experimentadas com amigos ou me entusiasmar com a possibilidade de fazer novas amizades em nome da fraternidade universal.
Se as coisas não saíram como eu planejei, muitas vezes isso ocorre, posso ficar feliz por ter o dia de hoje para recomeçar. O dia de hoje está à minha frente, todinho novo, esperando para ser o que eu quiser que seja.
Aqui estou eu, o escultor que pode dar forma à minha vida. Sou o arquiteto do futuro. Sou filho de Deus.
TUDO DEPENDE SOMENTE DE MIM, DAS MINHAS ESCOLHAS.
Em síntese amigos:
Se um dia alguém fizer com que se quebre a visão bonita que você tem de si e do mundo em que vivemos, com muita paciência e amor reconstrua-a.
Assim como o artesão recupera a sua peça mais valiosa que caiu no chão, sem duvidar que aquela é a tarefa mais importante, você é a sua criação mais valiosa.
Não olhe para trás. Não olhe para os lados. Olhe somente para dentro, para bem dentro de você, sinta a presença de Deus habitando o seu coração e faça dali o seu lugar de descanso, conforto e recomposição.
Crie este universo agradável para si. O mundo agradecerá o seu trabalho e o Senhor da Vida o abençoará.
Nunca percas a coragem de viver plenamente. És o filho predileto de Deus.
Com essas reflexões, segue nosso ósculo depositado em seus corações em nome da oblata da fraternidade, com votos de um final de semana de muita paz em nome de Jesus de Nazaré.
Do amigo fraterno de sempre.
Jaime Facioli.